Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/23150
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Empreendedorismo e inovação: aderência curricular sob a ótica do corpo discente do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Barbosa, Fabricio Henrique Cardoso |
Tutor: | Chaves, Maria Cecília de Carvalho |
Resumen: | Com a crise econômica advinda da pandemia do Covid-19, o índice de desemprego aderiu um movimento crescente fomentando o aumento da porcentagem da população que se arrisca no mundo do empreendedorismo e, junto a isso, as novas demandas do mercado sinalizando a necessidade de um profissional de contabilidade que não mais se restrinja a um mero guarda livro, mas que mostre suas competências e habilidades capazes de acompanhar tais mudanças no cenário. Dessa forma, torna-se mais relevante a necessidade de que os contadores tenham em sua formação contato com a educação empreendedora, somando a essas circunstancias os avanços tecnológicos e o novo papel do contador têm desempenhado dentro das corporações, criam a demanda que os currículos abordem os assuntos supracitados em suas ementas. Nesse sentido, ocorreu um movimento de atualização curricular nos últimos anos em prol de abordar o empreendedorismo e inovação nos cursos de Ciências Contábeis. O objetivo desse trabalho foi analisar se as ementas da atividades curriculares e extracurriculares no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro e abordar a aderência da grade curricular a essa nova percepção do profissional contábil assim com investigar a visão do corpo discente a respeito da ementa como um todo, e em particular, a respeito dos assuntos de Empreendedorismo e Inovação. |
Materia: | Empreendedorismo Pandemias Inovação Currículo Contabilidade COVID-19 Crise econômica |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Unidade de producción: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | BARBOSA, Fabricio Henrique Cardoso. Empreendedorismo e inovação: aderência curricular sob a ótica do corpo discente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Ciências Contábeis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FHCBARBOSA.pdf | 13.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.