Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23166
Type: Dissertação
Title: Parâmetros geotécnicos do depósito de solo mole para o projeto da nova pista do Aeroporto de Macaé
Author(s)/Inventor(s): Abreu, André do Valle
Advisor: Almeida, Márcio de Souza Soares de
Abstract: Nesta pesquisa foram realizados ensaios de caracterização, resistência e de adensamento de argilas moles em depósitos no Aeroporto de Macaé/RJ, em local destinado a implantação de uma nova pista de pouso e decolagem, a fim de se obter parâmetros geotécnicos de projeto. Foram avaliadas as qualidades das amostras indeformadas extraídas por em tubos Shelby convencional (latão) e de PVC reforçado, DN 100 por meio de ensaios de adensamento realizados. O uso do Shelby em PVC reforçado mostrou-se satisfatório. Foram verificados o uso de água do lençol freático do local da amostra como fluido de inundação em comparação com o uso convencional de água destilada em ensaios de adensamento específicos. Extraíram-se 9 amostras ao longo da profundidade do depósito para determinação da curva de final do secundário no trecho de tensões efetivas analisado. Foram também realizados ensaios triaxiais UU, CIU e CAU para determinação de parâmetros de resistência. Além dos ensaios de laboratório, procederam-se ensaios de campo, sendo eles, o ensaio da palheta, ensaio de piezocone com dissipação de poropressão com pedras porosas em 2 posições (u1 e u2). Por fim, a análise dos resultados dos ensaios possibilitou a previsão de parâmetros geotécnicos por meio de estimativas de resistência ao cisalhamento não drenada, OCR, índice de rigidez do solo e coeficientes de adensamento.
Abstract: There have been conducted characterization, strength and consolidation tests in soft clay deposits at the Airport of Macaé/RJ in order to obtain geotechnical parameters for design. Sample quality was assessed using brass and reinforced PVC open tube samplers. Results have been compared through oedometer test and reinforced PVC sampler has been considered reliable on sample quality. Other comparison has been made, in order to verify differences during the oedometer test using conventional destiled water as the spiecimen flooding fluid and using water from the borehole itself. Nine samples were withdrawn along the deposit depth to plot the end of secondary curve within the effective vertical stress range analyzed. Also, triaxial tests (UU, CIU and CAU) were conducted in order to achieve strength parameters. Besides laboratory tests, field tests have been performed as vane test, CPTu with 2 porous stones (u1 and u2). At least, with the test outcomes it has been possible to foresee geotechnical parameters through undrained shear strength, OCR, rigidity index and compression rates.
Keywords: Solos moles
Argilas orgânicas
Ensaios geotécnicos
Aeroporto de Macaé
Subject CNPq: Engenharia Civil
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Production unit: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
939647.pdf7.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.