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dc.contributor.advisorPereira, Karen Signori-
dc.contributor.authorGuimarães, Isabela Caldas Castañon-
dc.date.accessioned2024-07-19T15:39:42Z-
dc.date.available2024-07-21T03:00:22Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23258-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTapiocapt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.titleAnálise de reclamações, em site de atendimento a consumidores, sobre a qualidade de goma de mandioca hidratada (tapioca)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4822892758694707pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3663506759863155pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Lemes, Ailton César-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7964044005281055pt_BR
dc.contributor.referee1Ongaratto, Ricardo Schmitz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2591926416651296pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Adriano Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2750728168418179pt_BR
dc.description.resumoA goma de mandioca hidratada, popularmente conhecida como tapioca, está sendo cada vez mais consumida pelos brasileiros. Em contrapartida, é um produto que não está regulamentado por nenhuma legislação específica, incluindo a ausência de um Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) para o produto. O objetivo desse trabalho foi mapear e identificar os problemas detectados em marcas selecionadas de tapioca, a partir de reclamações registradas no site “Reclame aqui”. Foram selecionadas cinco marcas de goma de mandioca hidratada presentes na plataforma e todas as reclamações no período de quatro anos (2019 a 2022) foram coletadas. As reclamações foram setorizadas nos seguintes Grupos de Manifestação: Textura / Apresentação, Aroma alterado, Gosto alterado, Presença de matéria estranha e a combinação entre esses, caso fosse identificado mais de um atributo defeituoso. A maior porcentagem identificada de reclamações foi no Grupo Textura / Apresentação, com 51,7%, seguida por Aroma alterado, com 19,7% e Textura / Apresentação + Aroma alterado, com 14,3%. Os outros Grupos somaram 14,3%. Cada Grupo foi subdividido em Tipos de Manifestação, em função dos problemas encontrados. Os Tipos de Manifestação (problemas) mais presentes foram: a alteração de cor (amarelada e outras cores) seguida pela presença de mofo, cheiro azedo/ruim e cheiro de produto químico. A partir da quantidade de reclamações registradas no período estipulado (1.022), fica evidente que o produto apresenta problemas que podem indicar que as Boas Práticas de Fabricação não estão sendo seguidas. Com isso, identificou-se a necessidade da atenção do setor regulatório para com o produto, uma vez que o mesmo não possui legislação específica, o que também pode estar contribuindo para os problemas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::CIENCIA DE ALIMENTOS::AVALIACAO E CONTROLE DE QUALIDADE DE ALIMENTOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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