Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23301
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Rubens de-
dc.contributor.authorFreires, Agatha Ellen de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-07-26T15:45:47Z-
dc.date.issued2024-05-21-
dc.identifier.citationFREIRES, Agatha Ellen de Oliveira. Performance e performers: a arte, as tendências e os desafios na construção de acervos museológicos. 2024. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de História da Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23301-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectMusealizaçãopt_BR
dc.subjectMuseus de artept_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.subjectExposiçõespt_BR
dc.subjectPerformance artpt_BR
dc.subjectMusealizationpt_BR
dc.subjectArt museumspt_BR
dc.subjectPreservationpt_BR
dc.subjectExhibitionspt_BR
dc.titlePerformance e performers: a arte, as tendências e os desafios na construção de acervos museológicospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2435161439547323pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4490151914483735pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Helenise Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6266807318429051pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Aldones Nino Santos da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5939374113590504pt_BR
dc.description.resumoNos anos 2000, o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo adquiriu duas obras de performance em seu acervo: Bala de Homem = Carne/Mulher = Carne, de 1997, e Quadris de Homem = Carne/Mulher = Carne, de 1995, ambas da artista visual Laura Lima (Governador Valadares, Minas Gerais, 1971). Adquirir uma obra performática como acervo em uma instituição de arte brasileira entende-se como um ato precursor, visto que suscita novas reflexões sobre a relação entre coleção e preservação, ativação, exposição e o vínculo entre o artista e sua obra. Sendo assim, este trabalho aborda a musealização da performance e sua relação com o público, tendo como ponto de partida a aquisição dessas duas obras de performance pelo MAM-SP nos anos 2000. A compreensão da performance como parte dos acervos museológicos implica repensar a preservação da memória artística para além dos objetos tangíveis, considerando a efemeridade como uma característica intrínseca das obras contemporâneas. As instituições culturais reconhecem a importância de preservar não apenas o resultado final da obra, mas também sua energia e temporalidade, o que implica uma evolução nas práticas curatoriais e museológicas. Além da preservação, este trabalho discute a importância de tornar as obras de performance acessíveis ao público, explorando estratégias inovadoras de apresentação e comunicação que vão além da compreensão passiva. Por meio de exposições, programas educativos e narrativas cativantes, as instituições buscam envolver o público em experiências significativas, fortalecendo o papel dos museus como catalisadores de diálogo, reflexão e transformação cultural. Considerando o museu como um espaço de reflexão e proximidade com o público, a diversidade de perfis de performers enriquece a prática da performance, possibilitando interpretações variadas e reativações das obras ao longo do tempo. A criação de festivais de performance, como o VERBO da Galeria Vermelho, oferece uma plataforma para artistas mostrarem seus trabalhos e estimulam discussões críticas, democratizando e ampliando o acesso à arte performática. Ao conceber expografias dinâmicas e programações de performances, os museus podem enriquecer a experiência cultural do público, contribuindo para a preservação e valorização da arte performática como parte integrante do patrimônio cultural contemporâneo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-07-27T15:45:47Z-
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AEOFreires.pdf2 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.