Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/23301
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Andrade, Rubens de | - |
dc.contributor.author | Freires, Agatha Ellen de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-26T15:45:47Z | - |
dc.date.available | 2024-07-28T03:00:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-21 | - |
dc.identifier.citation | FREIRES, Agatha Ellen de Oliveira. Performance e performers: a arte, as tendências e os desafios na construção de acervos museológicos. 2024. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de História da Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23301 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Musealização | pt_BR |
dc.subject | Museus de arte | pt_BR |
dc.subject | Preservação | pt_BR |
dc.subject | Exposições | pt_BR |
dc.subject | Performance art | pt_BR |
dc.subject | Musealization | pt_BR |
dc.subject | Art museums | pt_BR |
dc.subject | Preservation | pt_BR |
dc.subject | Exhibitions | pt_BR |
dc.title | Performance e performers: a arte, as tendências e os desafios na construção de acervos museológicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2435161439547323 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4490151914483735 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Helenise Monteiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6266807318429051 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Aldones Nino Santos da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5939374113590504 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos anos 2000, o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo adquiriu duas obras de performance em seu acervo: Bala de Homem = Carne/Mulher = Carne, de 1997, e Quadris de Homem = Carne/Mulher = Carne, de 1995, ambas da artista visual Laura Lima (Governador Valadares, Minas Gerais, 1971). Adquirir uma obra performática como acervo em uma instituição de arte brasileira entende-se como um ato precursor, visto que suscita novas reflexões sobre a relação entre coleção e preservação, ativação, exposição e o vínculo entre o artista e sua obra. Sendo assim, este trabalho aborda a musealização da performance e sua relação com o público, tendo como ponto de partida a aquisição dessas duas obras de performance pelo MAM-SP nos anos 2000. A compreensão da performance como parte dos acervos museológicos implica repensar a preservação da memória artística para além dos objetos tangíveis, considerando a efemeridade como uma característica intrínseca das obras contemporâneas. As instituições culturais reconhecem a importância de preservar não apenas o resultado final da obra, mas também sua energia e temporalidade, o que implica uma evolução nas práticas curatoriais e museológicas. Além da preservação, este trabalho discute a importância de tornar as obras de performance acessíveis ao público, explorando estratégias inovadoras de apresentação e comunicação que vão além da compreensão passiva. Por meio de exposições, programas educativos e narrativas cativantes, as instituições buscam envolver o público em experiências significativas, fortalecendo o papel dos museus como catalisadores de diálogo, reflexão e transformação cultural. Considerando o museu como um espaço de reflexão e proximidade com o público, a diversidade de perfis de performers enriquece a prática da performance, possibilitando interpretações variadas e reativações das obras ao longo do tempo. A criação de festivais de performance, como o VERBO da Galeria Vermelho, oferece uma plataforma para artistas mostrarem seus trabalhos e estimulam discussões críticas, democratizando e ampliando o acesso à arte performática. Ao conceber expografias dinâmicas e programações de performances, os museus podem enriquecer a experiência cultural do público, contribuindo para a preservação e valorização da arte performática como parte integrante do patrimônio cultural contemporâneo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | História da Arte |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AEOFreires.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.