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http://hdl.handle.net/11422/23301
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Performance e performers: a arte, as tendências e os desafios na construção de acervos museológicos |
Autor(es)/Inventor(es): | Freires, Agatha Ellen de Oliveira |
Orientador: | Andrade, Rubens de |
Resumo: | Nos anos 2000, o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo adquiriu duas obras de performance em seu acervo: Bala de Homem = Carne/Mulher = Carne, de 1997, e Quadris de Homem = Carne/Mulher = Carne, de 1995, ambas da artista visual Laura Lima (Governador Valadares, Minas Gerais, 1971). Adquirir uma obra performática como acervo em uma instituição de arte brasileira entende-se como um ato precursor, visto que suscita novas reflexões sobre a relação entre coleção e preservação, ativação, exposição e o vínculo entre o artista e sua obra. Sendo assim, este trabalho aborda a musealização da performance e sua relação com o público, tendo como ponto de partida a aquisição dessas duas obras de performance pelo MAM-SP nos anos 2000. A compreensão da performance como parte dos acervos museológicos implica repensar a preservação da memória artística para além dos objetos tangíveis, considerando a efemeridade como uma característica intrínseca das obras contemporâneas. As instituições culturais reconhecem a importância de preservar não apenas o resultado final da obra, mas também sua energia e temporalidade, o que implica uma evolução nas práticas curatoriais e museológicas. Além da preservação, este trabalho discute a importância de tornar as obras de performance acessíveis ao público, explorando estratégias inovadoras de apresentação e comunicação que vão além da compreensão passiva. Por meio de exposições, programas educativos e narrativas cativantes, as instituições buscam envolver o público em experiências significativas, fortalecendo o papel dos museus como catalisadores de diálogo, reflexão e transformação cultural. Considerando o museu como um espaço de reflexão e proximidade com o público, a diversidade de perfis de performers enriquece a prática da performance, possibilitando interpretações variadas e reativações das obras ao longo do tempo. A criação de festivais de performance, como o VERBO da Galeria Vermelho, oferece uma plataforma para artistas mostrarem seus trabalhos e estimulam discussões críticas, democratizando e ampliando o acesso à arte performática. Ao conceber expografias dinâmicas e programações de performances, os museus podem enriquecer a experiência cultural do público, contribuindo para a preservação e valorização da arte performática como parte integrante do patrimônio cultural contemporâneo. |
Palavras-chave: | Performance (Arte) Musealização Museus de arte Preservação Exposições Performance art Musealization Art museums Preservation Exhibitions |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA |
Unidade produtora: | Escola de Belas Artes |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 21-Mai-2024 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | FREIRES, Agatha Ellen de Oliveira. Performance e performers: a arte, as tendências e os desafios na construção de acervos museológicos. 2024. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de História da Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Aparece nas coleções: | História da Arte |
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