Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23314
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A patologização do crime: um estudo sobre os cenários e os enfrentamentos da medicalização na sociedade brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Duarte, Larissa Cunha
Tutor: Mérida, Cristiane Brandão Augusto
Resumen: O presente trabalho se dedica a tratar da história do pensamento criminológico no Brasil desde o Século XIX, contexto de abolição da escravatura e fortalecimento do Estado e da burguesia, a partir de uma análise das concepções das teorias criminológicas de Lombroso e de seus seguidores sobre o cérebro (do) criminoso até os dias atuais já com a institucionalização, pelos operadores da justiça criminal e segurança pública brasileiros, inspiradas nos conhecimentos criminológicos que surgiram no século oitocentista com a intenção de manter o controle social e que acabaram por enfatizar estigmas sociais do país. Para tanto, primeiramente, o estudo se dedicou a analisar criticamente, no decorrer dos anos, as raízes históricas que basearam o assentamento do processo de “patologização do crime” nas medidas políticas de controle penal. Em seguida, foram realizadas análises de entendimentos doutrinários, da Lei 10.216/01 e da Resolução nº 487/CNJ com o objetivo refletir como as ideias científicas criminológicas no final do século XIX, especialmente do pensamento lombrosiano, impactou no debate intelectual, político, médico-jurídico brasileiro e o crescimento da luta antimanicomial.
Materia: Loucura
Patologização do crime
Medicalização
Luta Antimanicomial
Manicômio Judiciário
Antropologia Criminal
Resolução nº 487/CNJ
Madness
Pathologizing crime
Medicalisation
Anti-Asylum Movement
Judicial Lunatic Asylum
Criminal anthropology
Normative Resolution 487/CNJ
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DUARTE, Larissa Cunha. A patologização do crime: um estudo sobre os cenários e os enfrentamentos da medicalização na sociedade brasileira. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LCDuarte.pdf319.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.