Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23340
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tanzi Neto, Adolfo | - |
dc.contributor.author | Melo, Iris Mariano de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T14:44:40Z | - |
dc.date.available | 2024-08-02T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23340 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos teatrais | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | Jogos teatrais no ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional: investigando caminhos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2244801011056828 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9661970147204624 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso se propõe a discutir como o brincar (VYGOTSKY, 1991) pode ser parte integrante de práticas pedagógicas para o desenvolvimento em língua inglesa. Para tanto, apresenta uma proposta de aula de inglês como língua adicional. De acordo com Vygotsky (1991), o brincar é uma atividade de situação imaginária regida por regras para a sua realização. Para o autor, o brincar contém as regras de comportamento social e, através dessa atividade, a criança manifesta tanto o que conhece do mundo, quanto os seus desejos e ações futuras. Sendo assim, é uma atividade que tem papel fundamental para o desenvolvimento. Newman e Holzman (2002), pesquisadores neovygotskyanos, argumentam que uma maneira de o brincar continuar fazendo parte da vida das pessoas depois da infância é através das atividades teatrais. Sendo assim, a aula apresentada neste trabalho utiliza os jogos teatrais (SPOLIN, 1963) como meio de inserir o brincar em práticas pedagógicas para o desenvolvimento em língua inglesa. O contexto em que esta pesquisa se realiza é o curso de inglês do CLAC (Cursos de Línguas Abertos à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesse contexto, utiliza-se a pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TÍLIO, 2019) que articula o desenvolvimento linguístico e o cultural a partir de aulas com temas socialmente relevantes, desempenhando a postura crítica nos estudantes e nos professores em formação. Desse modo, este trabalho busca contribuir para a investigação de novas práticas de ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional em uma abordagem voltada para a interação dos aprendizes com o mundo social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IMMelo.pdf | 404.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.