Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23340
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jogos teatrais no ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional: investigando caminhos
Autor(es)/Inventor(es): Melo, Iris Mariano de
Orientador: Tanzi Neto, Adolfo
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso se propõe a discutir como o brincar (VYGOTSKY, 1991) pode ser parte integrante de práticas pedagógicas para o desenvolvimento em língua inglesa. Para tanto, apresenta uma proposta de aula de inglês como língua adicional. De acordo com Vygotsky (1991), o brincar é uma atividade de situação imaginária regida por regras para a sua realização. Para o autor, o brincar contém as regras de comportamento social e, através dessa atividade, a criança manifesta tanto o que conhece do mundo, quanto os seus desejos e ações futuras. Sendo assim, é uma atividade que tem papel fundamental para o desenvolvimento. Newman e Holzman (2002), pesquisadores neovygotskyanos, argumentam que uma maneira de o brincar continuar fazendo parte da vida das pessoas depois da infância é através das atividades teatrais. Sendo assim, a aula apresentada neste trabalho utiliza os jogos teatrais (SPOLIN, 1963) como meio de inserir o brincar em práticas pedagógicas para o desenvolvimento em língua inglesa. O contexto em que esta pesquisa se realiza é o curso de inglês do CLAC (Cursos de Línguas Abertos à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesse contexto, utiliza-se a pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TÍLIO, 2019) que articula o desenvolvimento linguístico e o cultural a partir de aulas com temas socialmente relevantes, desempenhando a postura crítica nos estudantes e nos professores em formação. Desse modo, este trabalho busca contribuir para a investigação de novas práticas de ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional em uma abordagem voltada para a interação dos aprendizes com o mundo social.
Palavras-chave: Língua inglesa
Estudo e ensino
Jogos teatrais
Jogos educativos
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMMelo.pdf404.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.