Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/23340
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Jogos teatrais no ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional: investigando caminhos |
Autor(es)/Inventor(es): | Melo, Iris Mariano de |
Tutor: | Tanzi Neto, Adolfo |
Resumen: | O presente trabalho de conclusão de curso se propõe a discutir como o brincar (VYGOTSKY, 1991) pode ser parte integrante de práticas pedagógicas para o desenvolvimento em língua inglesa. Para tanto, apresenta uma proposta de aula de inglês como língua adicional. De acordo com Vygotsky (1991), o brincar é uma atividade de situação imaginária regida por regras para a sua realização. Para o autor, o brincar contém as regras de comportamento social e, através dessa atividade, a criança manifesta tanto o que conhece do mundo, quanto os seus desejos e ações futuras. Sendo assim, é uma atividade que tem papel fundamental para o desenvolvimento. Newman e Holzman (2002), pesquisadores neovygotskyanos, argumentam que uma maneira de o brincar continuar fazendo parte da vida das pessoas depois da infância é através das atividades teatrais. Sendo assim, a aula apresentada neste trabalho utiliza os jogos teatrais (SPOLIN, 1963) como meio de inserir o brincar em práticas pedagógicas para o desenvolvimento em língua inglesa. O contexto em que esta pesquisa se realiza é o curso de inglês do CLAC (Cursos de Línguas Abertos à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesse contexto, utiliza-se a pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TÍLIO, 2019) que articula o desenvolvimento linguístico e o cultural a partir de aulas com temas socialmente relevantes, desempenhando a postura crítica nos estudantes e nos professores em formação. Desse modo, este trabalho busca contribuir para a investigação de novas práticas de ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional em uma abordagem voltada para a interação dos aprendizes com o mundo social. |
Materia: | Língua inglesa Estudo e ensino Jogos teatrais Jogos educativos |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IMMelo.pdf | 404.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.