Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23340
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Jogos teatrais no ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional: investigando caminhos
Autor(es)/Inventor(es): Melo, Iris Mariano de
Tutor: Tanzi Neto, Adolfo
Resumen: O presente trabalho de conclusão de curso se propõe a discutir como o brincar (VYGOTSKY, 1991) pode ser parte integrante de práticas pedagógicas para o desenvolvimento em língua inglesa. Para tanto, apresenta uma proposta de aula de inglês como língua adicional. De acordo com Vygotsky (1991), o brincar é uma atividade de situação imaginária regida por regras para a sua realização. Para o autor, o brincar contém as regras de comportamento social e, através dessa atividade, a criança manifesta tanto o que conhece do mundo, quanto os seus desejos e ações futuras. Sendo assim, é uma atividade que tem papel fundamental para o desenvolvimento. Newman e Holzman (2002), pesquisadores neovygotskyanos, argumentam que uma maneira de o brincar continuar fazendo parte da vida das pessoas depois da infância é através das atividades teatrais. Sendo assim, a aula apresentada neste trabalho utiliza os jogos teatrais (SPOLIN, 1963) como meio de inserir o brincar em práticas pedagógicas para o desenvolvimento em língua inglesa. O contexto em que esta pesquisa se realiza é o curso de inglês do CLAC (Cursos de Línguas Abertos à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesse contexto, utiliza-se a pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TÍLIO, 2019) que articula o desenvolvimento linguístico e o cultural a partir de aulas com temas socialmente relevantes, desempenhando a postura crítica nos estudantes e nos professores em formação. Desse modo, este trabalho busca contribuir para a investigação de novas práticas de ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional em uma abordagem voltada para a interação dos aprendizes com o mundo social.
Materia: Língua inglesa
Estudo e ensino
Jogos teatrais
Jogos educativos
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IMMelo.pdf404.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.