Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23349
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Reflexões sobre reintegração cromática de douramento |
Author(s)/Inventor(s): | Magalhães, Lívia Fonseca |
Advisor: | Souza, Monica Batista Dias de |
Abstract: | No decorrer deste trabalho, exploramos os fundamentos científicos da restauração, revisamos uma breve história da evolução da conservação e da restauração e examinamos a influente teoria de Cesare Brandi. Mergulhamos nas técnicas de reintegração cromática, abrangendo métodos como pontilhismo, tratteggio, reintegração mimética, seleção cromática, abstração cromática e o tom neutro. O destaque é a arte da douração, revelando o ouro como um metal precioso com aplicações históricas e culturais. Uma reflexão crítica sobre a utilização da folha de ouro no restauro é discutida. Finalmente, exploramos a técnica de "Seleção do Efeito Ouro", oferecendo uma abordagem única ao restauro de obras douradas. Este trabalho procura integrar ciência e arte na conservação, contribuindo para a compreensão e melhoria contínua das práticas restaurativas. |
Keywords: | Conservação e restauração Douramento Reintegração cromática Conservation and restoration Gilding Chromatic reintegration |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Production unit: | Escola de Belas Artes |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 21-Dec-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | MAGALHÃES, Lívia Fonseca. Reflexões sobre reintegração cromática de douramento. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Conservação e Restauração, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Appears in Collections: | Conservação e Restauração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LFMagalhaes.pdf | 6.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.