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dc.contributor.advisorMiranda, Ana Paula Celso de-
dc.contributor.authorXavier, Thiago de Morais Farias-
dc.date.accessioned2024-08-09T20:10:58Z-
dc.date.available2024-08-11T03:00:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationXAVIER, Thiago de Morais Farias. Estratégias de Marketing com foco na ampliação de público na pandemia. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23389-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectClubes de futebolpt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.titleEstratégias de Marketing com foco na ampliação de público na pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5061912856624094pt_BR
dc.contributor.referee1Bittencourt, Renato Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar métodos de Marketing utilizados pelos quatro principais clubes da cidade do Rio de Janeiro para enfrentar os novos quadros produzidos pela COVID-19. Buscando compreender como o Marketing foi utilizado para enfrentar os problemas causados por aquela pandemia. Isso pela seguinte razão, todos os gestores do Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama precisaram criar meios que mantivessem ou ampliassem seus consumidores nesse período pandêmico. A metodologia utilizada na pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa, observando os aspectos subjetivos do tema. Para a coleta de dados, é inicialmente utilizada a metodologia bibliográfica, com busca nas bibliotecas virtuais: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Academic e revistas científicas especializadas. Posteriormente, é feita uma análise netnográfica, que busca a compreensão de certos aspectos fenomênicos culturais e que ocorrem a nível digital, buscando o período de 2020 a 2021 e realizando uma análise longitudinal nas redes sociais. Todos os times utilizaram de estratégias nos âmbitos colecionáveis, nostalgia, influenciadores e transparência. O Flamengo realizou mais campanhas na categoria influenciadores, nostalgia e colecionáveis e o Botafogo em colecionáveis, influenciadores e nostalgia, enquanto o Fluminense realizou mais as categorias nostalgia, influenciadores e colecionáveis e o Vasco colecionáveis, transparência e nostalgia. Foram utilizados alguns teóricos do consumo, como Kortz e Piato (2022), para criar as categorias e a análise dessas utilizações. Foi possível observar diferentes estratégias em relação ao posicionamento de ficar em casa x volta dos jogos dos clubes. Nesse contexto, enquanto Botafogo e Fluminense, foram contra a volta dos jogos, Flamengo e Vasco defendiam a volta dos jogos. Diante disso, foi possível verificar que em ambos os times existiam torcedores que defendiam e criticavam os dois posicionamentos, sendo um momento crítico de contínuos debates e pressões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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