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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estratégias de Marketing com foco na ampliação de público na pandemia
Autor(es)/Inventor(es): Xavier, Thiago de Morais Farias
Orientador: Miranda, Ana Paula Celso de
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar métodos de Marketing utilizados pelos quatro principais clubes da cidade do Rio de Janeiro para enfrentar os novos quadros produzidos pela COVID-19. Buscando compreender como o Marketing foi utilizado para enfrentar os problemas causados por aquela pandemia. Isso pela seguinte razão, todos os gestores do Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama precisaram criar meios que mantivessem ou ampliassem seus consumidores nesse período pandêmico. A metodologia utilizada na pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa, observando os aspectos subjetivos do tema. Para a coleta de dados, é inicialmente utilizada a metodologia bibliográfica, com busca nas bibliotecas virtuais: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Academic e revistas científicas especializadas. Posteriormente, é feita uma análise netnográfica, que busca a compreensão de certos aspectos fenomênicos culturais e que ocorrem a nível digital, buscando o período de 2020 a 2021 e realizando uma análise longitudinal nas redes sociais. Todos os times utilizaram de estratégias nos âmbitos colecionáveis, nostalgia, influenciadores e transparência. O Flamengo realizou mais campanhas na categoria influenciadores, nostalgia e colecionáveis e o Botafogo em colecionáveis, influenciadores e nostalgia, enquanto o Fluminense realizou mais as categorias nostalgia, influenciadores e colecionáveis e o Vasco colecionáveis, transparência e nostalgia. Foram utilizados alguns teóricos do consumo, como Kortz e Piato (2022), para criar as categorias e a análise dessas utilizações. Foi possível observar diferentes estratégias em relação ao posicionamento de ficar em casa x volta dos jogos dos clubes. Nesse contexto, enquanto Botafogo e Fluminense, foram contra a volta dos jogos, Flamengo e Vasco defendiam a volta dos jogos. Diante disso, foi possível verificar que em ambos os times existiam torcedores que defendiam e criticavam os dois posicionamentos, sendo um momento crítico de contínuos debates e pressões.
Palavras-chave: Marketing
Clubes de futebol
Rio de Janeiro (RJ)
COVID-19
Estratégia empresarial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: XAVIER, Thiago de Morais Farias. Estratégias de Marketing com foco na ampliação de público na pandemia. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
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