Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/23406
Especie: | Dissertação |
Título : | Letramento na escola indígena Kaiapó |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Maria Lucia Gomes da |
Tutor: | Souza, Tania Conceição Clemente de |
Resumen: | Este analisa como ocorre a aquisição da leitura e escrita nas séries iniciais de uma escola indígena. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se um estudo bibliográfico e a pesquisa de campo, com a utilização da técnica da observação e intervenção assistemática. A pesquisa de campo se deu com abordagem quantitativa e qualitativa, a partir da aplicação de questionários constituídos de perguntas para cada categoria, e foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Bekwynhmexti, situada a 128 km (cento e vinte oito quilômetros) da sede do município de São Félix do Xingu - PA, com vinte (20) alunos e dois (2) professores, a fim de refletir sobre a temática norteadora que se constitui na relevância da aquisição da leitura e escrita no ensino Bilíngue no âmbito escolar. A Leitura e escrita nas séries iniciais, desperta a curiosidade de muitos autores que atestam a sua relevância em ampliar o entendimento e avanço linguístico diverso. |
Resumen: | The work analyze how the acquisition of reading and writing occurs in the initial series of an indigenous school. For the development of this research was used a bibliographic study and field research, using the technique of observation and non-systematic intervention. Field research was carried out with a quantitative and qualitative approach, based on the application of questionnaires consisting of questions for each category, and was carried out at the Municipal School of Indigenous Bekwynhmexti, located 128 km (one hundred and twenty eight kilometers) from the headquarters of the municipality of. With twenty (20) students and two (2) teachers, in order to reflect on the guiding theme that constitutes the relevance of the acquisition of reading and writing in the Bilingual teaching in the school context. Reading and writing in the initial grades arouses the curiosity of many authors who attest to its relevance in broadening the understanding and diverse linguistic advance. |
Materia: | Educação escolar Letramento Educação indígena Kaiapó Bekwynhmexti Construtivismo Ensino fundamental |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA |
Programa: | Curso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas |
Unidade de producción: | Museu Nacional |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 28-sep-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SILVA, Maria Lucia Gomes da. Letramento na escola indígena Kaiapó. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece en las colecciones: | Linguística e Línguas Indígenas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MLSILVA.pdf | 8.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.