Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23406
Tipo: Dissertação
Título: Letramento na escola indígena Kaiapó
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Maria Lucia Gomes da
Orientador: Souza, Tania Conceição Clemente de
Resumo: Este analisa como ocorre a aquisição da leitura e escrita nas séries iniciais de uma escola indígena. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se um estudo bibliográfico e a pesquisa de campo, com a utilização da técnica da observação e intervenção assistemática. A pesquisa de campo se deu com abordagem quantitativa e qualitativa, a partir da aplicação de questionários constituídos de perguntas para cada categoria, e foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Bekwynhmexti, situada a 128 km (cento e vinte oito quilômetros) da sede do município de São Félix do Xingu - PA, com vinte (20) alunos e dois (2) professores, a fim de refletir sobre a temática norteadora que se constitui na relevância da aquisição da leitura e escrita no ensino Bilíngue no âmbito escolar. A Leitura e escrita nas séries iniciais, desperta a curiosidade de muitos autores que atestam a sua relevância em ampliar o entendimento e avanço linguístico diverso.
Resumo: The work analyze how the acquisition of reading and writing occurs in the initial series of an indigenous school. For the development of this research was used a bibliographic study and field research, using the technique of observation and non-systematic intervention. Field research was carried out with a quantitative and qualitative approach, based on the application of questionnaires consisting of questions for each category, and was carried out at the Municipal School of Indigenous Bekwynhmexti, located 128 km (one hundred and twenty eight kilometers) from the headquarters of the municipality of. With twenty (20) students and two (2) teachers, in order to reflect on the guiding theme that constitutes the relevance of the acquisition of reading and writing in the Bilingual teaching in the school context. Reading and writing in the initial grades arouses the curiosity of many authors who attest to its relevance in broadening the understanding and diverse linguistic advance.
Palavras-chave: Educação escolar
Letramento
Educação indígena
Kaiapó
Bekwynhmexti
Construtivismo
Ensino fundamental
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
Programa: Curso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas
Unidade produtora: Museu Nacional
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Set-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Maria Lucia Gomes da. Letramento na escola indígena Kaiapó. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Linguística e Línguas Indígenas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLSILVA.pdf8.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.