Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23411
Tipo: Dissertação
Título: Formas linguísticas em Ticuna de apontar e conhecer: narrativas e prática escolar
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho Neto (Atchigücü), Damião
Orientador: Soares, Marília Lopes da Costa Facó
Resumo: Esta dissertação aborda um conjunto de formas linguísticas que, na língua Ticuna, servem para apontar e conhecer. Essas são formas dêiticas e, muitas vezes, estão ligadas à modalidade epistêmica. Seu estudo é realizado aqui no contexto narrativas tradicionais Ticuna, levando-se em conta a morfologia das formas e possibilidades de aplicação dos resultados desse estudo na prática escolar. A opção de verificar a ocorrência de dêiticos em narrativas situa a pesquisa realizada no quadro de uma comunicação narrativa, em que se tem uma enunciação narrativa, caracterizada, entre outras coisas, no caso de sociedades indígenas, por uma interação entre narrador e plateia. Sob a ótica do autor, os resultados da pesquisa obtidos a partir de narrativas seriam mais facilmente mediados, ao serem levados para a prática escolar. Metodologicamente, tal opção significou lidar com a estrutura linguística, com o texto narrativo sem que esse fosse visto como a soma de sentenças linguísticas e, ainda, com uma teoria da dêixis. O desenvolvimento da análise pode ser visto ao longo desta dissertação, assim como a tentativa de apontar para caminhos de mediação de resultados de pesquisa em direção à Educação Básica. Como parte das conclusões alcançadas estão: a) a confirmação da diferença linguística entre passado e não passado, nos termos da descrição de Soares (2005); b) a relevância da noção de distância, para a constituição interna do sistema dêitico da língua Ticuna; e a importância de se investigar se há ou não necessidade, para fins linguísticos, de se operar com uma possível diferença entre ‘distante’ e ‘mais distante’; c) a importância do espaço (e tipos de espaço) para a constituição interna do sistema dêitico da língua Ticuna; d) as indicações de diferenças tonais entre dêiticos. Como perspectiva, o autor registra a importância de se continuar com a pesquisa, em face da necessidade de se investir nos estudos da dêixis discursiva e social, ao lado do estudo das próprias narrativas e de seus tipos, em uma sociedade de oralidade.
Resumo: This dissertation addresses a set of linguistic forms that, in the Ticuna language, serve to point out and know. These are deictic forms and are often linked to the epistemic modality. Their study is carried out here in the context of traditional Ticuna narratives, taking into account the morphology of the forms and possibilities of application of the results of this study in school practice. The option of verifying the occurrence of deictic forms in narratives situates the research carried out in the framework of narrative communication, in which there is a narrative enunciation, characterized, among other things, in the case of indigenous societies, by an interaction between narrator and audience. From the author's point of view, the research results obtained from narratives would be more easily mediated when they were taken to school practice. Methodologically, this option meant dealing with the linguistic structure, with the narrative text as a whole (not as the sum of linguistic sentences) and also, with a the theory of deixis. The development of the analysis can be seen throughout this dissertation, as well as the attempt to point out to ways of mediation of research results towards Basic Education. Part of the conclusions reached are: a) the confirmation of the linguistic difference between past and not past, as shown in Soares's description (2005); b) the relevance of the notion of distance for the internal constitution of the Ticuna language deictic system; and the importance of investigating whether or not there is a need, for linguistic purposes, to operate with a possible difference between 'distant' and 'farther away'; c) the importance of space (and types of space) for the internal constitution of the Ticuna language system; (d) indications of tonal differences between deictics. Considering the need to invest in the studies of discursive and social deixis, alongside with the study of one’s own narratives and their types, the author emphasizes the importance of continuing with this research in an oral society.
Palavras-chave: Dêixis
Morfologia
Narrativas
Língua Ticuna
Linguística
Educação
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::FISIOLOGIA DA LINGUAGEM
Programa: Curso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas
Unidade produtora: Museu Nacional
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: Carvalho Neto (ATCHIGÜCÜ), Damião. Formas linguísticas em Ticuna de apontar e conhecer: narrativas e prática escolar. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
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