Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23431
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGoia, Marisol Rodriguez-
dc.contributor.authorFerro, Pedro Henrique Ramos-
dc.date.accessioned2024-08-14T15:11:15Z-
dc.date.available2024-08-16T03:00:20Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFERRO, Pedro Henrique Ramos. Desafios e oportunidades no mercado de ensino superior à distância: o caso da Instituição Descomplica. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23431-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectAnálise SWOTpt_BR
dc.titleDesafios e oportunidades no mercado de ensino superior à distância: o caso da Instituição Descomplicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3579290766137836pt_BR
dc.contributor.referee1Freres Filho, Helios Malebranche Olbrisch-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577805923059836pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo de caso sobre a inserção do Descomplica no mercado de ensino superior à distância do Brasil, analisando-se, por um lado, suas principais ameaças e pontos fracos, por outro, suas principais oportunidades e pontos fortes. Esta é uma pesquisa qualitativa, com utilização das técnicas de análise documento e entrevistas abertas e semiestruturadas. A análise documental foi utilizada para pesquisar a história da instituição por ocasião de sua inserção no mercado, e as entrevistas buscaram entender as percepções estratégicas de quatro representantes da empresa em questão. Participaram como entrevistados o presidente da faculdade, o diretor de regulação, a procuradora institucional e a gerente de operações. As informações obtidas foram analisadas para a elaboração de uma matriz de análise SWOT, tratando os ambientes interno e externo do Descomplica segundo a percepção de seus gestores. De acordo com os resultados da pesquisa, pode-se observar que, ao lado de um crescimento na procura pela modalidade EaD para o ensino superior no país, o Descomplica contou, como pontos fortes, com sua prévia experiência com a metodologia de ensino à distância a partir de sua atuação junto ao público de jovens aplicantes de exames para o ingresso no ensino superior. Esse aspecto conferiu à empresa maturidade para lidar com questões técnicas referentes à produção de material e com a elaboração de conteúdo educacional. Por outro lado, a necessidade de desenvolver um AVA novo, que atendesse às demandas de um ambiente mais regulado, já que agora a empresa adentrava o ambiente do nível superior de ensino, demandou, além de grandes investimentos e esforços, uma mudança de visão institucional sobre o core business da empresa. Como resultado, a estrutura organizacional se viu transformada com a necessidade da criação do Departamento Regulatório, como solução encontrada para sanar a lacuna de experiência que esse novo ambiente exigia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PHRFerro.pdf352.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.