Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/23431
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Desafios e oportunidades no mercado de ensino superior à distância: o caso da Instituição Descomplica |
Autor(es)/Inventor(es): | Ferro, Pedro Henrique Ramos |
Tutor: | Goia, Marisol Rodriguez |
Resumen: | A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo de caso sobre a inserção do Descomplica no mercado de ensino superior à distância do Brasil, analisando-se, por um lado, suas principais ameaças e pontos fracos, por outro, suas principais oportunidades e pontos fortes. Esta é uma pesquisa qualitativa, com utilização das técnicas de análise documento e entrevistas abertas e semiestruturadas. A análise documental foi utilizada para pesquisar a história da instituição por ocasião de sua inserção no mercado, e as entrevistas buscaram entender as percepções estratégicas de quatro representantes da empresa em questão. Participaram como entrevistados o presidente da faculdade, o diretor de regulação, a procuradora institucional e a gerente de operações. As informações obtidas foram analisadas para a elaboração de uma matriz de análise SWOT, tratando os ambientes interno e externo do Descomplica segundo a percepção de seus gestores. De acordo com os resultados da pesquisa, pode-se observar que, ao lado de um crescimento na procura pela modalidade EaD para o ensino superior no país, o Descomplica contou, como pontos fortes, com sua prévia experiência com a metodologia de ensino à distância a partir de sua atuação junto ao público de jovens aplicantes de exames para o ingresso no ensino superior. Esse aspecto conferiu à empresa maturidade para lidar com questões técnicas referentes à produção de material e com a elaboração de conteúdo educacional. Por outro lado, a necessidade de desenvolver um AVA novo, que atendesse às demandas de um ambiente mais regulado, já que agora a empresa adentrava o ambiente do nível superior de ensino, demandou, além de grandes investimentos e esforços, uma mudança de visão institucional sobre o core business da empresa. Como resultado, a estrutura organizacional se viu transformada com a necessidade da criação do Departamento Regulatório, como solução encontrada para sanar a lacuna de experiência que esse novo ambiente exigia. |
Materia: | Ensino superior Ensino à distância Brasil Análise SWOT |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | FERRO, Pedro Henrique Ramos. Desafios e oportunidades no mercado de ensino superior à distância: o caso da Instituição Descomplica. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PHRFerro.pdf | 352.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.