Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23431
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desafios e oportunidades no mercado de ensino superior à distância: o caso da Instituição Descomplica
Autor(es)/Inventor(es): Ferro, Pedro Henrique Ramos
Orientador: Goia, Marisol Rodriguez
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo de caso sobre a inserção do Descomplica no mercado de ensino superior à distância do Brasil, analisando-se, por um lado, suas principais ameaças e pontos fracos, por outro, suas principais oportunidades e pontos fortes. Esta é uma pesquisa qualitativa, com utilização das técnicas de análise documento e entrevistas abertas e semiestruturadas. A análise documental foi utilizada para pesquisar a história da instituição por ocasião de sua inserção no mercado, e as entrevistas buscaram entender as percepções estratégicas de quatro representantes da empresa em questão. Participaram como entrevistados o presidente da faculdade, o diretor de regulação, a procuradora institucional e a gerente de operações. As informações obtidas foram analisadas para a elaboração de uma matriz de análise SWOT, tratando os ambientes interno e externo do Descomplica segundo a percepção de seus gestores. De acordo com os resultados da pesquisa, pode-se observar que, ao lado de um crescimento na procura pela modalidade EaD para o ensino superior no país, o Descomplica contou, como pontos fortes, com sua prévia experiência com a metodologia de ensino à distância a partir de sua atuação junto ao público de jovens aplicantes de exames para o ingresso no ensino superior. Esse aspecto conferiu à empresa maturidade para lidar com questões técnicas referentes à produção de material e com a elaboração de conteúdo educacional. Por outro lado, a necessidade de desenvolver um AVA novo, que atendesse às demandas de um ambiente mais regulado, já que agora a empresa adentrava o ambiente do nível superior de ensino, demandou, além de grandes investimentos e esforços, uma mudança de visão institucional sobre o core business da empresa. Como resultado, a estrutura organizacional se viu transformada com a necessidade da criação do Departamento Regulatório, como solução encontrada para sanar a lacuna de experiência que esse novo ambiente exigia.
Palavras-chave: Ensino superior
Ensino à distância
Brasil
Análise SWOT
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERRO, Pedro Henrique Ramos. Desafios e oportunidades no mercado de ensino superior à distância: o caso da Instituição Descomplica. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PHRFerro.pdf352.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.