Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23477
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barbosa, Afranio Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Lourenço, Valeska do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T13:51:10Z | - |
dc.date.available | 2024-08-21T03:00:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23477 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.title | A redução didática no ensino de língua portuguesa, gramática e texto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5164136570479532 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9758834080726894 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Deise Cristina de Moraes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2271807321052820 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetiva analisar, a partir de uma perspectiva experimental, os estudos de Língua Portuguesa, gramática e História Oral. Diante do exposto, o objeto de estudo são as coletas e análises de relatos, preservando dados pessoais e testemunhos dos indivíduos que vivenciaram eventos históricos ao invés de depender apenas de documentos escritos ou registros oficiais, os pesquisadores orais buscam capturar narrativas e memórias daqueles que estiveram diretamente envolvidos com acontecimentos do passado. Assim sendo, a motivação desta pesquisa surge a partir da “Cientifização Linguagem e Ensino de Língua Portuguesa”, por Vieira (2017), um suporte teórico para iniciação do projeto "Para uma história de Língua Portuguesa no Brasil do Século XX" Barbosa (2020), abordando o objeto “A Redução didática no Ensino de Língua Portuguesa no Brasil.” De forma simultânea, avaliamos os resultados consolidados com o teste-piloto, incluindo perguntas no roteiro das entrevistas, buscando uma transição para o social a partir de depoimentos de professores negros baseado-se no conceito de Afrografia da memória, revela-se como uma poderosa ferramenta para promover a representatividade, a valorização da cultura afro- brasileira e a construção de uma educação mais inclusiva e diversificada. Os professores negros que desenvolvem o ensino em escolas carregam consigo não apenas experiências pedagógicas, mas também histórias de vida marcadas pela resistência, superação de desafios e a transmissão de saberes ancestrais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VCLourenço.pdf | 460.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.