Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23477
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Afranio Gonçalves-
dc.contributor.authorLourenço, Valeska do Carmo-
dc.date.accessioned2024-08-19T13:51:10Z-
dc.date.available2024-08-21T03:00:24Z-
dc.date.issued2024-08-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23477-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.titleA redução didática no ensino de língua portuguesa, gramática e textopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5164136570479532pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9758834080726894pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Deise Cristina de Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2271807321052820pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva analisar, a partir de uma perspectiva experimental, os estudos de Língua Portuguesa, gramática e História Oral. Diante do exposto, o objeto de estudo são as coletas e análises de relatos, preservando dados pessoais e testemunhos dos indivíduos que vivenciaram eventos históricos ao invés de depender apenas de documentos escritos ou registros oficiais, os pesquisadores orais buscam capturar narrativas e memórias daqueles que estiveram diretamente envolvidos com acontecimentos do passado. Assim sendo, a motivação desta pesquisa surge a partir da “Cientifização Linguagem e Ensino de Língua Portuguesa”, por Vieira (2017), um suporte teórico para iniciação do projeto "Para uma história de Língua Portuguesa no Brasil do Século XX" Barbosa (2020), abordando o objeto “A Redução didática no Ensino de Língua Portuguesa no Brasil.” De forma simultânea, avaliamos os resultados consolidados com o teste-piloto, incluindo perguntas no roteiro das entrevistas, buscando uma transição para o social a partir de depoimentos de professores negros baseado-se no conceito de Afrografia da memória, revela-se como uma poderosa ferramenta para promover a representatividade, a valorização da cultura afro- brasileira e a construção de uma educação mais inclusiva e diversificada. Os professores negros que desenvolvem o ensino em escolas carregam consigo não apenas experiências pedagógicas, mas também histórias de vida marcadas pela resistência, superação de desafios e a transmissão de saberes ancestrais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VCLourenço.pdf460.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.