Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23535
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Qualidade de vida de pessoas com complicações decorrentes do Diabetes Mellitus tipo 2: revisão integrativa
Autor(es)/Inventor(es): Freitas, Camila Pereira de
Orientador: Costa, Tadeu Lessa da
Resumo: Objetivos: O Diabetes Mellitus (DM) resulta da produção insuficiente de insulina, provocando elevações prejudiciais da glicemia e complicações graves. Complicações como neuropatia, nefropatia e retinopatia afetam significativamente a vida diária, levando a hospitalizações. A qualidade de vida (QV) desempenha papel crucial, abrangendo aspectos físicos, psicológicos e sociais. Este estudo tem por objetivos: identificar o impacto das complicações do DM tipo 2 na QV dos seus portadores; e analisar as características bibliométricas da produção científica relacionada, haja vista as implicações para o cuidado de enfermagem. Metodologia: Este estudo é uma revisão integrativa de literatura que utilizou a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e o PubMed para investigar a relação entre complicações do diabetes tipo 2 e qualidade de vida. A busca ocorreu em 28 de agosto de 2023, com termos específicos do Dicionário de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). O método PRISMA foi aplicado e 21 artigos foram selecionados. Resultados: O ano de 2021 apresentou mais artigos publicados (33,33%), sendo a maioria dos estudos (80,95%) envolvendo adultos e idosos. As pesquisas foram realizadas globalmente, com destaque para o Brasil (23,80%). Todos os estudos foram quantitativos, usando questionários validados, principalmente SF-36 (33,33%) e EuroQoL (33,33%). "The Journal Quality of Life" liderou em publicações (três). A área dos periódicos foi predominantemente interdisciplinar (76%). Foram identificadas duas categorias temáticas baseadas nos objetivos das pesquisas. Conclusão: Complicações graves, como retinopatia, neuropatia e amputações, estiveram fortemente associadas ao Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), afetando significativamente a QV dos pacientes. A gestão eficaz, incluindo autocuidado e adesão à medicação, destacou-se como crucial. A presença de depressão evidenciou implicações psicossociais e preditores de QV variaram com a idade. Tais achados apontaram para a necessidade de intervenções abrangentes por parte da Enfermagem, reconhecendo a complexidades física e emocional dessa condição crônica.
Palavras-chave: Diabetes Mellitus
Qualidade de vida
Complicações do diabetes
Enfermagem
Quality of life
Diabetes complications
Nursing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Unidade produtora: Instituto de Enfermagem
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Citação: FREITAS, Camila Pereira de. Qualidade de vida de pessoas com complicações decorrentes do Diabetes Mellitus tipo 2: revisão integrativa. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPFreitas.pdf342.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.