Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23542
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise dos componentes químicos de tintas acrílicas nacionais a partir de espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Rafaela Malta Teixeira da
Orientador: Rizzo, Márcia de Mathias
Coorientador: Aguiar, Daniel Lima Marques de
Resumo: De modo muito simplificado, tintas são constituídas por um líquido que lhe serve como aglutinante e um material colorido, seja um pigmento ou corante. Entretanto, uma vez que a origem de tais tintas não se vincula diretamente ao fazer artístico, mas sim ao comércio de revestimentos, características como resistência e durabilidade constituíam uma demanda deste mercado, o que expôs a necessidade de tintas cada vez mais tecnológicas. A tinta acrílica, portanto, se apresenta enquanto uma emulsão a base de polímero acrílico, constituída também por material colorido, os pigmentos, assim como aditivos, que lhe conferem suas características óticas e plásticas. Do ponto de vista da conservação e do restauro, o conhecimento do material que compõe um objeto é fundamental ao traçar estratégias de intervenção. Investigar tintas acrílicas artísticas de marcas populares, tais quais Acrilex e Corfix, configura um passo inicial no que diz respeito ao tratamento de obras produzidas a partir destas tintas. Neste sentido, filmes de tintas com as cores primárias, preto e branco das respectivas marcas citadas foram preparados em lâminas de vidro e foram analisados com um espectrômetro de infravermelho BRUKER (Alpha II), com faixa de leitura ajustada entre 4000 e 400 cm-1. As caracterizações foram feitas através do modo de refletância total atenuada (ATR). Os espectros foram analisados e comparados a fim de se caracterizar o polímero base do aglutinante, bem como os potenciais aditivos. As bandas de absorção 1728, 1159 e 697 cm-1, constituíram os principais picos a caracterizarem as tintas de ambas as fabricantes enquanto acrílico-estirenadas, cujo principal polímero trata-se do acrilato de butila. Os espectros também mostraram bandas de absorção que indicam tais quais o sulfato de bário, cargas a base de carbonatos, assim como derivados do silício – o talco e a caulinita. As análises de ambas as fabricantes mostraram alta semelhança em sua composição química no que diz respeito aos seus componentes maiores. Por outro lado, parte das inconclusões observadas neste trabalho poderiam ser resolvidas com a realização de análises elementares de alta sensibilidade - e.g. ICP/MS ou espectroscopia RAMAN, de forma a detectar a presença inequívoca de compostos de origem inorgânica.
Palavras-chave: Pintura acrílica
Conservação e restauração
Acrylic painting
Conservation and restoration
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Ago-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Rafaela Malta Teixeira da. Análise dos componentes químicos de tintas acrílicas nacionais a partir de espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Conservação e Restauração, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Conservação e Restauração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMTSilva.pdf767.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.