Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23543
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Marcus Tadeu Daniel | - |
dc.contributor.author | Vaz, Juliana David | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-24T14:10:42Z | - |
dc.date.available | 2024-08-26T03:00:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.citation | VAZ, Juliana David. Imagens primevas da religiosidade jesuítica e beneditina no rio de janeiro do século XVII. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Conservação e Restauração, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23543 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Maneirismo (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Estilo | pt_BR |
dc.subject | Arte barroca | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Período colonial, 1500-1822 | pt_BR |
dc.subject | Escultura | pt_BR |
dc.subject | Mannerism (Art) | pt_BR |
dc.subject | Styles | pt_BR |
dc.subject | Art, Baroque | pt_BR |
dc.subject | Architecture | pt_BR |
dc.subject | To 1822 | pt_BR |
dc.subject | Sculpture | pt_BR |
dc.title | Imagens primevas da religiosidade jesuítica e beneditina no rio de janeiro do século XVII | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6359526323861661 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7855065996573106 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Benvinda de Jesus Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5013472856142606 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gorini, Katia Correia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0394936495071460 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ghetti, Neuvânia Curty | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0797036005970467 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho explora seis imagens notáveis do legado das ordens religiosas no Brasil no século XVII, sendo duas delas da Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso (Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier) e a última pertente ao retábulo da Igreja de São Lourenço dos Índios, localizada em Niterói (São Lourenço), todas jesuítas que refletem o estilo maneirista arcaico. O trabalho também explora a importância o Mosteiro de São Bento, com suas três imagens marcantes da influência beneditina no Rio de Janeiro: Nossa Senhora de Monserrate, São Bento e Santa Escolástica representando elementos cruciais desse legado beneditino. A presença dos jesuítas e dos beneditinos no Brasil destaca suas influências na fundação do Rio de Janeiro e na disseminação da fé católica. O estudo faz uma análise comparativa das diferenças e semelhanças das obras, levando em conta os aspectos formais, históricos e a importância das manifestações artísticas barrocas e maneiristas. A produção desse trabalho pretende contribuir para o estudo da arte sacra, dialogando sobre suas manifestações culturais, ligadas ao espaço e memória da arte religiosa e o reconhecimento de sua importância na nossa história coletiva para entendermos nossa cultura e a identidade local. É analisada na primeira parte, a chegada da ordem jesuítica e beneditina junto ao contexto histórico do Rio de Janeiro no século XVII, passando pela fundação da cidade do Rio de Janeiro em 1565 e o processo de destruição ao qual foram submetidos os edifícios jesuítica. Na segunda parte do trabalho é destacada a tipologia, fatura, policromia e iconografia das esculturas e no final é feita a comparação dessas imagens religiosas que tem como semelhanças nos elementos decorativos complexos, como a talha dourada e esculturas elaboradas. Suas diferenças são vistas pelo maneirismo ser sóbrio e de construção simples, enquanto o barroco se destaca pelo isso de efeitos dramáticos nas obras de arte, buscando uma abordagem criativa e original. Cada estilo reflete as características e os objetivos de sua época, informações importantes para a conservação e restauração de uma obra de arte. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Conservação e Restauração |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.