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http://hdl.handle.net/11422/23543
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Imagens primevas da religiosidade jesuítica e beneditina no rio de janeiro do século XVII |
Autor(es)/Inventor(es): | Vaz, Juliana David |
Tutor: | Ribeiro, Marcus Tadeu Daniel |
Resumen: | Este trabalho explora seis imagens notáveis do legado das ordens religiosas no Brasil no século XVII, sendo duas delas da Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso (Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier) e a última pertente ao retábulo da Igreja de São Lourenço dos Índios, localizada em Niterói (São Lourenço), todas jesuítas que refletem o estilo maneirista arcaico. O trabalho também explora a importância o Mosteiro de São Bento, com suas três imagens marcantes da influência beneditina no Rio de Janeiro: Nossa Senhora de Monserrate, São Bento e Santa Escolástica representando elementos cruciais desse legado beneditino. A presença dos jesuítas e dos beneditinos no Brasil destaca suas influências na fundação do Rio de Janeiro e na disseminação da fé católica. O estudo faz uma análise comparativa das diferenças e semelhanças das obras, levando em conta os aspectos formais, históricos e a importância das manifestações artísticas barrocas e maneiristas. A produção desse trabalho pretende contribuir para o estudo da arte sacra, dialogando sobre suas manifestações culturais, ligadas ao espaço e memória da arte religiosa e o reconhecimento de sua importância na nossa história coletiva para entendermos nossa cultura e a identidade local. É analisada na primeira parte, a chegada da ordem jesuítica e beneditina junto ao contexto histórico do Rio de Janeiro no século XVII, passando pela fundação da cidade do Rio de Janeiro em 1565 e o processo de destruição ao qual foram submetidos os edifícios jesuítica. Na segunda parte do trabalho é destacada a tipologia, fatura, policromia e iconografia das esculturas e no final é feita a comparação dessas imagens religiosas que tem como semelhanças nos elementos decorativos complexos, como a talha dourada e esculturas elaboradas. Suas diferenças são vistas pelo maneirismo ser sóbrio e de construção simples, enquanto o barroco se destaca pelo isso de efeitos dramáticos nas obras de arte, buscando uma abordagem criativa e original. Cada estilo reflete as características e os objetivos de sua época, informações importantes para a conservação e restauração de uma obra de arte. |
Materia: | Maneirismo (Arte) Estilo Arte barroca Arquitetura Rio de Janeiro Período colonial, 1500-1822 Escultura Mannerism (Art) Styles Art, Baroque Architecture To 1822 Sculpture |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Unidade de producción: | Escola de Belas Artes |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 13-dic-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | VAZ, Juliana David. Imagens primevas da religiosidade jesuítica e beneditina no rio de janeiro do século XVII. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Conservação e Restauração, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Aparece en las colecciones: | Conservação e Restauração |
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