Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23570
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O papel das mídias sociais no ato de incentivar o jovem a ler e o impacto do gênero literário romance
Author(s)/Inventor(s): Fernandes, Wanessa Rastoldo
Advisor: Dias, Ana Crélia Penha
Abstract: Com o advento da internet, novas formas de se comunicar, receber informações e de se entreter mudaram. Na atualidade, as mídias sociais ditam o que é relevante e o que não é. Nesse contexto, uma onda de booktubers e booktokers surgiu, uma vertente de influenciadores digitais mas, dessa vez, no universo literário. Os influenciadores auxiliam na criação de comunidades literárias nas mídias sociais, no YouTube e no TikTok e, aproveitam esses espaços para discutir literatura de forma leve e atrativa, trazendo jovens para o mundo dos livros. Dessa forma, seu impacto é notório, obras viralizam a todo instante, o mercado editorial se encontra a mercê do que irá ser comercializável, além do incentivo a criar o hábito da leitura. Entretanto, a relação com a literatura nem sempre foi assim. A falta de acessibilidade, a falta de incentivo e a má gestão do sistema educacional corroboraram para um afastamento dos jovens com a literatura. Contudo, com o auxílio dos influenciadores juntamente de práticas de incentivo, os jovens encontram no gênero Romance a vontade de entrar para o mundo literário. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre o papel das mídias sociais no incentivo à leitura aos jovens e o impacto do gênero romance através de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva.
Keywords: Mídias sociais
Leitura
Romance
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WRFernandes.pdf418.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.