Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23584
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Um olhar sobre o perfil dos estudantes de letras - português/alemão em 2024 na Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Breno do Nascimento |
Advisor: | Ferreira, Mergenfel Andromergena Vaz |
Abstract: | Através deste estudo buscou-se observar a história do ensino de Alemão como língua adicional no Brasil para se observar como os estudos se iniciaram no país e observar também os materiais didáticos que são utilizados e conhecer os estudantes de Alemão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aos estudantes foi endereçada uma pesquisa em formato de um questionário formado por perguntas abertas e fechadas, a ser respondido presencialmente pelos participantes da pesquisa (estudantes ingressantes e concluintes do curso de Letras Português-Alemão da UFRJ. O viés desta pesquisa é qualitativo-interpretativo, dentro do escopo da linguística aplicada e com base nos dados gerados serão analisados termos com base na revisão teórica realizada e os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), segunda a qual o foco da pesquisa deve recair sobre as informações apresentadas pelos participantes a partir da interpretação do pesquisador. Os resultados obtidos se mostraram relevantes para compreender em que situação os estudantes se encontram atualmente e quais os seus anseios para o futuro profissional. |
Keywords: | Língua alemã Estudo e ensino |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Alemão |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BNSilva.pdf | 409.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.