Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23584
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Um olhar sobre o perfil dos estudantes de letras - português/alemão em 2024 na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Breno do Nascimento
Tutor: Ferreira, Mergenfel Andromergena Vaz
Resumen: Através deste estudo buscou-se observar a história do ensino de Alemão como língua adicional no Brasil para se observar como os estudos se iniciaram no país e observar também os materiais didáticos que são utilizados e conhecer os estudantes de Alemão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aos estudantes foi endereçada uma pesquisa em formato de um questionário formado por perguntas abertas e fechadas, a ser respondido presencialmente pelos participantes da pesquisa (estudantes ingressantes e concluintes do curso de Letras Português-Alemão da UFRJ. O viés desta pesquisa é qualitativo-interpretativo, dentro do escopo da linguística aplicada e com base nos dados gerados serão analisados termos com base na revisão teórica realizada e os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), segunda a qual o foco da pesquisa deve recair sobre as informações apresentadas pelos participantes a partir da interpretação do pesquisador. Os resultados obtidos se mostraram relevantes para compreender em que situação os estudantes se encontram atualmente e quais os seus anseios para o futuro profissional.
Materia: Língua alemã
Estudo e ensino
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Alemão

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BNSilva.pdf409.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir  ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.