Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23584
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Um olhar sobre o perfil dos estudantes de letras - português/alemão em 2024 na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Breno do Nascimento
Orientador: Ferreira, Mergenfel Andromergena Vaz
Resumo: Através deste estudo buscou-se observar a história do ensino de Alemão como língua adicional no Brasil para se observar como os estudos se iniciaram no país e observar também os materiais didáticos que são utilizados e conhecer os estudantes de Alemão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aos estudantes foi endereçada uma pesquisa em formato de um questionário formado por perguntas abertas e fechadas, a ser respondido presencialmente pelos participantes da pesquisa (estudantes ingressantes e concluintes do curso de Letras Português-Alemão da UFRJ. O viés desta pesquisa é qualitativo-interpretativo, dentro do escopo da linguística aplicada e com base nos dados gerados serão analisados termos com base na revisão teórica realizada e os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), segunda a qual o foco da pesquisa deve recair sobre as informações apresentadas pelos participantes a partir da interpretação do pesquisador. Os resultados obtidos se mostraram relevantes para compreender em que situação os estudantes se encontram atualmente e quais os seus anseios para o futuro profissional.
Palavras-chave: Língua alemã
Estudo e ensino
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Alemão

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BNSilva.pdf409.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.