Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/23584
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Um olhar sobre o perfil dos estudantes de letras - português/alemão em 2024 na Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Breno do Nascimento |
Orientador: | Ferreira, Mergenfel Andromergena Vaz |
Resumo: | Através deste estudo buscou-se observar a história do ensino de Alemão como língua adicional no Brasil para se observar como os estudos se iniciaram no país e observar também os materiais didáticos que são utilizados e conhecer os estudantes de Alemão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aos estudantes foi endereçada uma pesquisa em formato de um questionário formado por perguntas abertas e fechadas, a ser respondido presencialmente pelos participantes da pesquisa (estudantes ingressantes e concluintes do curso de Letras Português-Alemão da UFRJ. O viés desta pesquisa é qualitativo-interpretativo, dentro do escopo da linguística aplicada e com base nos dados gerados serão analisados termos com base na revisão teórica realizada e os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), segunda a qual o foco da pesquisa deve recair sobre as informações apresentadas pelos participantes a partir da interpretação do pesquisador. Os resultados obtidos se mostraram relevantes para compreender em que situação os estudantes se encontram atualmente e quais os seus anseios para o futuro profissional. |
Palavras-chave: | Língua alemã Estudo e ensino |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2024 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Alemão |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BNSilva.pdf | 409.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.