Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2359
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Repensando a formação em jornalismo: um estudo do projeto TJUFRJ
Author(s)/Inventor(s): Mateus, Lara de Souza
Advisor: Becker, Beatriz
Abstract: Reflexão sobre a importância da formação profissional em jornalismo para uma prática social de maior qualidade. Revela que as novas tecnologias de comunicação tem influenciado as rotinas produtivas jornalísticas e discute se a inserção de novos sujeitos nos processos colaborativos de construção de notícias pode resultar em textos mais diversos, contextualizados e inventivos. A partir dos resultados alcançados é sugerido que a conquista de competências e habilidades para ler e construir relatos que utilizam a linguagem audiovisual e recursos multimídia, é essencial para a formação de leitores – telespectadores – usuários mais ativos, ou seja, que interpretam com autonomia as imagens do mundo na tela e fora dela. Observando, ainda, a experiência pedagógica do laboratório e do site TJUFRJ, por essa razão, também são apresentados dados referentes ao projeto e entrevistas com os alunos que estiveram ou estão vinculados ao projeto durante os seus já quatro anos de existência.
Keywords: Jornalismo digital
Formação profissional
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2-Dec-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MATEUS, Lara de Souza. Repensando a formação em jornalismo: um estudo do projeto TJUFRJ. 2009. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2359
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMateus.pdf811,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.