Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23646
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo de parâmetros cinéticos e caracterização de extrato solúvel da torta de semente de romã para avaliação de compostos com potencial bioativo
Autor(es)/Inventor(es): Mello, Amanda Lima de
Ferreira, Camila Lois Oreiro
Arruda, Livia Santana de
Orientador: Freitas, Suely Pereira
Coorientador: James, Nina Katia da Silva
Resumo: A indústria de processamento de frutos produz ao longo de sua cadeia produtiva uma abundância de resíduos agroindustriais que pode ser de interesse ambiental, econômico e social. Atualmente estes resíduos são utilizados como adubo ou complemento proteico para rações. No entanto, resíduos do processamento de romã, possuem em sua composição vitaminas, minerais, fibras e compostos antioxidantes importantes para as funções fisiológicas. Para a extração desses compostos, comumente, são utilizados solventes orgânicos que podem ser tóxicos para o trabalhador e meio ambiente. Visando a utilização de solventes mais brandos, neste trabalho foram estudadas as melhores condições dos processos de extração aquosa, enzimática e hidroalcoólica para a obtenção de um extrato solúvel contendo açúcares, fibras e outros compostos com potencial bioativo. Inicialmente estudou-se a cinética de secagem das sementes que apresentou um bom ajuste à 2ª Lei de Fick, estimando-se, a partir deste modelo, um coeficiente de difusão igual a 1,26 x10-11 m2.s-1. A torta obtida após a prensagem das sementes apresentou distribuição granulométrica bimodal com diâmetro médio de Sauter igual a 5,93 µm. Para o estudo da etapa de extração utilizou-se delineamento experimental de dois níveis e três fatores, que confirmou a influência da razão solvente/soluto, granulometria das partículas e temperatura na eficiência da extração. Definidos os melhores parâmetros para cada extração, todas as curvas cinéticas apresentaram um bom ajuste pela 2ª Lei de Fick. Neste caso, os coeficientes de difusão estimados foram 2,96 x10-12m2.s-1 para a extração aquosa, 3,54 x10-12 m2.s-1 para a extração enzimática e 6,26 x10-12 m2.s-1 para a extração hidroalcoólica. Os extratos obtidos apresentaram índices de refração semelhantes e as quantidades de compostos fenólicos totais obtidas foram de 30,37 ± 0,88 mg ácido Gálico.100g-1, 29,05 ± 0,26 mg ácido Gálico.100g-1e 28,18 ± 1,31 mg ácido Gálico.100g-1 para os extratos aquoso, enzimático e hidroalcoólico, respectivamente. Para os açúcares redutores, os valores obtidos foram, respectivamente, 3,02 ± 0,13 g.glicose.L-1, 3,16 ± 0,11g.glicose.L-1 e 1,50 ± 0,06 g.glicose.L-1.
Palavras-chave: Romã
Resíduos agroindustriais
Aproveitamento de rejeitos
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MELLO, Amanda Lima de; FERREIRA, Camila Lois Oreiro; ARRUDA, Livia Santana de. Estudo de parâmetros cinéticos e caracterização de extrato solúvel da torta de semente de romã para avaliação de compostos com potencial bioativo. 2014. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMello.pdf564.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.