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http://hdl.handle.net/11422/23675
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Garcia, Daniela Cid de | - |
dc.contributor.author | Souza, Lais Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-13T14:08:53Z | - |
dc.date.available | 2024-09-15T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23675 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escrita (Linguística) | pt_BR |
dc.subject | Bilinguismo | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | Acesso lexical bilíngue em diferentes sistemas de escrita | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6052688066349735 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Sabrina Lopes dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8830784127864408 | pt_BR |
dc.description.resumo | Duas questões centrais para as investigações da psicolinguística do bilinguismo estão relacionadas à organização e ao processamento das diversas línguas de um indivíduo bilíngue. Os resultados de diversas pesquisas sobre o acesso lexical bilíngue sugerem que este processo ocorre de maneira não-seletiva, ou seja, as duas línguas do indivíduo são ativadas simultaneamente, ainda que a tarefa desempenhada exija apenas uma delas. Entretanto, de maneira geral, as descobertas sobre o funcionamento do acesso lexical bilíngue resultam de estudos focados em indivíduos cujas línguas adotam o mesmo sistema de escrita e apresentam notável sobreposição ortográfica e fonológica. Nesse sentido, este trabalho propõe-se a fazer uma revisão da literatura sobre o reconhecimento visual de palavras e o acesso lexical não-seletivo em falantes bilíngues, buscando focar em línguas cujas escritas utilizam sistemas de escrita diferentes. Ao final, propomos um experimento de priming com uma tarefa de nomeação, com o objetivo de identificar evidências de ativação fonológica interlinguística durante a leitura de palavras isoladas por participantes bilíngues de português brasileiro e de mandarim. Acredita-se que os resultados de uma pesquisa como a aqui proposta podem oferecer evidências sobre os processos cognitivos recrutados por bilíngues de pares de línguas que são tipologicamente distantes e cujas formas orais e escritas são substancialmente diferentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
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