Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23675
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Acesso lexical bilíngue em diferentes sistemas de escrita
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Lais Lima de
Tutor: Garcia, Daniela Cid de
Resumen: Duas questões centrais para as investigações da psicolinguística do bilinguismo estão relacionadas à organização e ao processamento das diversas línguas de um indivíduo bilíngue. Os resultados de diversas pesquisas sobre o acesso lexical bilíngue sugerem que este processo ocorre de maneira não-seletiva, ou seja, as duas línguas do indivíduo são ativadas simultaneamente, ainda que a tarefa desempenhada exija apenas uma delas. Entretanto, de maneira geral, as descobertas sobre o funcionamento do acesso lexical bilíngue resultam de estudos focados em indivíduos cujas línguas adotam o mesmo sistema de escrita e apresentam notável sobreposição ortográfica e fonológica. Nesse sentido, este trabalho propõe-se a fazer uma revisão da literatura sobre o reconhecimento visual de palavras e o acesso lexical não-seletivo em falantes bilíngues, buscando focar em línguas cujas escritas utilizam sistemas de escrita diferentes. Ao final, propomos um experimento de priming com uma tarefa de nomeação, com o objetivo de identificar evidências de ativação fonológica interlinguística durante a leitura de palavras isoladas por participantes bilíngues de português brasileiro e de mandarim. Acredita-se que os resultados de uma pesquisa como a aqui proposta podem oferecer evidências sobre os processos cognitivos recrutados por bilíngues de pares de línguas que são tipologicamente distantes e cujas formas orais e escritas são substancialmente diferentes.
Materia: Escrita (Linguística)
Bilinguismo
Leitura
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-ago-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LLSouza.pdf464.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.