Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23716
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os jogos como instrumento de construção de conhecimento
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Rodrigo Moreira da
Orientador: Costa, Robson Santos
Resumo: Os jogos eletrônicos são um dos principais instrumentos da atual cultura popular em um sentido globalizado. Muitas vezes, os próprios desenvolvedores e, em alguns casos, o próprio jogador (usuário) é capaz de criar ou recriar formas de entretenimento com o uso de informação e conhecimento que estiverem ao seu alcance, podendo disseminá-los pela World Wide Web. Desse modo, esse trabalho objetiva verificar se os jogos eletrônicos podem ser vistos como um instrumento de informação e construção de conhecimentos, agregando capital cultural aos seus jogadores. Em virtude do, muitas vezes, alto custo dos equipamentos, o trabalho sugere que os mesmos sejam usados por bibliotecas – em especial públicas e escolares – como um meio auxiliar para a produção de conhecimento. Para entendermos esse potencial informativo, foram analisados três jogos: Shadow of the Tomb Raider; Persona 5 Royal e Minecraft. Concluímos que os jogos possuem grande potencial informacional e que podem, se devidamente utilizados, agregar valores no processo de aumento de conhecimento e capital cultural dos jogadores/usuários.
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
Biblioteca
Informação
Conhecimento
Capital cultural
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSTA, Rodrigo Moreira da. Os jogos como instrumento de construção de conhecimento. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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