Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23768
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estrutura e modelos de negócio da indústria de biodiesel no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Galvão, Letícia de Albuquerque
Antonio, Thaís Braga de Almeida
Advisor: Oroski, Fábio de Almeida
Abstract: O uso do biodiesel no Brasil é recente e o interesse pela produção deste biocombustível cresceu com a necessidade compulsória da mistura com o óleo diesel. Para reduzir a dependência de importação do óleo diesel, seja para diminuir o déficit na balança comercial, seja para amenizar as emissões poluentes, surgiram pesquisas por combustíveis alternativos e, dentre eles, o biodiesel. Este biocombustível apresenta muitas vantagens em relação a outros combustíveis e tem sido assunto de grande interesse nos últimos anos. Portanto, este estudo avalia a estruturação das empresas que o produzem no Brasil, analisando as características que estas apresentam em comum, os desafios que precisam vencer e suas principais diferenciações no mercado. Para isto, apresentou-se, primeiramente, um breve conceito sobre biocombustíveis, para depois explicar mais detalhadamente o que é o biodiesel, como pode ser produzido, quais as matérias-primas e tecnologias possíveis, os maiores produtores no mundo e como foi introduzido no Brasil, citando-se também os órgãos reguladores e os leilões realizados pela ANP. Os diferentes perfis das empresas produtoras de biodiesel foram avaliados a partir dos conceitos de Modelo de Negócio e de Cadeia de Valor. O estudo identificou quatro grupos de empresas, baseando-se na origem dessas organizações. O setor de biodiesel no Brasil apresenta grupos de empresas bem heterogêneas na estruturação do negócio. O estudo levantou que ainda existem barreiras tecnológicas a serem vencidas e que, por apresentar grande relevância na competitividade, as empresas precisam equacionar o acesso à matéria-prima. A criação de parcerias, principalmente para acesso aos recursos financeiros, torna-se importante para garantir a competitividade no mercado.
Keywords: Biodiesel
Modelos de negócio
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GALVÃO, Letícia de Albuquerque; ANTONIO, Thaís Braga de Almeida. Estrutura e modelos de negócio da indústria de biodiesel no Brasil. 2014. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAGalvão.pdf696.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.