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dc.contributor.advisorOroski, Fábio de Almeida-
dc.contributor.authorPereira, Carlos Eduardo Melo-
dc.contributor.authorAssafin, João Felipe Moreira-
dc.date.accessioned2024-10-01T17:30:36Z-
dc.date.available2024-10-03T03:00:14Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.citationPEREIRA, Carlos Eduardo Melo; ASSAFIN, João Felipe Moreira. Estruturas e modelos de negócio no mercado de gases industriais. 2014. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23816-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGases industriaispt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectModelos de negóciopt_BR
dc.titleEstruturas e modelos de negócio no mercado de gases industriaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9380873464036320pt_BR
dc.contributor.referee1Ramalho, Leonardo Adriano Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5790101812692092pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Flávia Chaves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3397420209742510pt_BR
dc.contributor.referee3Freire, Estevão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0651256832424158pt_BR
dc.description.resumoO mercado de gases industriais é bastante complexo. Além de ser extremamente competitivo, há uma gama diversa de clientes onde cada um tem sua peculiaridade. Apesar de existirem vários pequenos consumidores, têm-se também aqueles que são responsáveis por grande parte do faturamento das empresas, tais como siderúrgicas e polos petroquímicos. Este trabalho visa compreender como é a relação entre a indústria e os seus clientes, avaliando como são os modelos de negócio, suas semelhanças na estruturação, assim como diferenças e particularidades aplicadas a diferentes segmentos de clientes, por exemplo, uma siderúrgica e um hospital. Para isto, primeiramente realizou-se uma breve revisão bibliográfica sobre gases industriais, seus processos de produção, suas principais matérias-primas e tecnologias possíveis. Também foram analisadas as principais empresas em âmbito mundial e com atuação no Brasil, identificando as suas origens e a trajetória de crescimento até se tornarem líderes de mercado. Os modelos de negócio aplicados aos segmentos da indústria foram avaliados mediante três aspectos: proposição de valor, estruturação e captura de valor. Visando representar a indústria de gases, a mesma foi dividida em três grandes grupos, assim abrangendo a maior parte dos clientes. A divisão foi realizada entre os seguintes grupamentos: onsite, granel e package, sendo analisadas a indústria siderúrgica, o setor hospitalar e laboratórios, representando respectivamente cada setor. O estudo mostrou que o produto final dessas indústrias não é mais visto como commodity, dada a gama de serviços e equipamentos oferecidos pelas mesmas. Através da percepção dos diferentes modelos de negócio aplicados às várias áreas de atuação, conclui-se que as empresas não fornecem somente o gás em si, mas uma série de valores que agregam ao produto final e, hoje, na maioria dos casos, é onde os grandes atores tentam se diferenciar uns dos outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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