Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23816
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estruturas e modelos de negócio no mercado de gases industriais
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Carlos Eduardo Melo
Assafin, João Felipe Moreira
Orientador: Oroski, Fábio de Almeida
Resumo: O mercado de gases industriais é bastante complexo. Além de ser extremamente competitivo, há uma gama diversa de clientes onde cada um tem sua peculiaridade. Apesar de existirem vários pequenos consumidores, têm-se também aqueles que são responsáveis por grande parte do faturamento das empresas, tais como siderúrgicas e polos petroquímicos. Este trabalho visa compreender como é a relação entre a indústria e os seus clientes, avaliando como são os modelos de negócio, suas semelhanças na estruturação, assim como diferenças e particularidades aplicadas a diferentes segmentos de clientes, por exemplo, uma siderúrgica e um hospital. Para isto, primeiramente realizou-se uma breve revisão bibliográfica sobre gases industriais, seus processos de produção, suas principais matérias-primas e tecnologias possíveis. Também foram analisadas as principais empresas em âmbito mundial e com atuação no Brasil, identificando as suas origens e a trajetória de crescimento até se tornarem líderes de mercado. Os modelos de negócio aplicados aos segmentos da indústria foram avaliados mediante três aspectos: proposição de valor, estruturação e captura de valor. Visando representar a indústria de gases, a mesma foi dividida em três grandes grupos, assim abrangendo a maior parte dos clientes. A divisão foi realizada entre os seguintes grupamentos: onsite, granel e package, sendo analisadas a indústria siderúrgica, o setor hospitalar e laboratórios, representando respectivamente cada setor. O estudo mostrou que o produto final dessas indústrias não é mais visto como commodity, dada a gama de serviços e equipamentos oferecidos pelas mesmas. Através da percepção dos diferentes modelos de negócio aplicados às várias áreas de atuação, conclui-se que as empresas não fornecem somente o gás em si, mas uma série de valores que agregam ao produto final e, hoje, na maioria dos casos, é onde os grandes atores tentam se diferenciar uns dos outros.
Palavras-chave: Gases industriais
Mercado
Modelos de negócio
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Carlos Eduardo Melo; ASSAFIN, João Felipe Moreira. Estruturas e modelos de negócio no mercado de gases industriais. 2014. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMPereira.pdf565.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.