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http://hdl.handle.net/11422/23851
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Larissa Pinha de | - |
dc.contributor.author | Silva, Italo Napoleão da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T21:22:00Z | - |
dc.date.available | 2024-10-04T03:00:15Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Italo Napoleão da. O rol taxativo do artigo 11 da LIA: Retrocesso Institucional ou freio ao hipercontrole estatal? 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23851 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Improbidade Administrativa | pt_BR |
dc.subject | Princípios da Administração Pública | pt_BR |
dc.subject | Moralidade Administrativa | pt_BR |
dc.subject | Direito Administrativo Sancionador | pt_BR |
dc.subject | Segurança Jurídica | pt_BR |
dc.subject | Administrative Dishonesty | pt_BR |
dc.subject | Principles of Public Administration | pt_BR |
dc.subject | Administrative Morality | pt_BR |
dc.subject | Sanctioning Administrative Law | pt_BR |
dc.subject | Legal Security | pt_BR |
dc.title | O rol taxativo do artigo 11 da LIA: retrocesso institucional ou freio ao hipercontrole estatal? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3448583412640622 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Fábio Corrêa Souza de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0708289449159110 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Constituição Federal de 1988, ao disciplinar a atividade da Administração Pública explicitou seu condicionamento à uma série de princípios, quais sejam: a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; impondo também a necessidade de regulamentação para o combate e punição de atos de improbidade praticados por seus agentes, sendo tal regulamentação materializada pela Lei nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa – LIA). Contudo, em 2021, a Lei nº 14.230 promoveu diversas alterações na Lei de Improbidade Administrativa, dentre as quais a exigência de dolo do agente para sua responsabilização por improbidade, a necessidade de vinculação da conduta ao cargo/função, a alteração do prazo prescricional para as sanções nela previstas e a alteração quanto à taxatividade do rol do art. 11, ou seja, das hipóteses para a configuração de improbidade administrativa por violação aos princípios da Administração Pública. Desta maneira, o presente estudo busca analisar a alteração quanto à taxatividade do rol de condutas do art.11 da LIA, de maneira a compreender se tal alteração representa uma maior segurança jurídica ou o enfraquecimento da proteção à probidade da Administração Pública. Para isto, foi realizada pesquisa de revisão bibliográfica na qual legislação, doutrina e jurisprudência foram utilizadas de forma a se compreender se a atual taxatividade do rol do art. 11 da LIA representa retrocesso institucional no combate à improbidade ou somente uma espécie de freio ao hipercontrole estatal em nome de maior segurança jurídica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
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