Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23858
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Vinícius Gusmão Pereira de-
dc.contributor.authorJales, Luís Fernando Garcia-
dc.date.accessioned2024-10-03T12:48:12Z-
dc.date.available2024-10-05T03:00:12Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23858-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDetecção de colisãopt_BR
dc.subjectAlgoritmopt_BR
dc.subjectCollision detectionpt_BR
dc.subjectAlgorithmpt_BR
dc.titleAlgoritmo Gilbert-Johnson-Keerthi: suas melhorias e modificaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Paixão, João Antônio Recio da-
dc.contributor.referee2Teixeira, Marcello Goulart-
dc.description.resumoAlgoritmos de detecção de colisão são muito importantes em várias áreas, tais como robótica, física computacional, computação gráfica, e outras. Ao longo do tempo, o número de vértices de modelos tridimensionais vem aumentando cada vez mais. Isso acaba demandando algoritmos cada vez mais rápidos em detecção de colisão de fase estreita. Um dos algoritmos mais versáteis e rápidos para isso é o algoritmo Gilbert-Johnson-Keerthi, ou simplesmente GJK, que é um algoritmo famoso para computar a distância entre dois politopos convexos. O objetivo principal desse trabalho é revisar o artigo original do algoritmo GJK, apresentando uma descrição completa e a prova de sua corretude (e que o algoritmo sempre termina). Como esse algoritmo depende de um subalgoritmo de distância, uma descrição completa do subalgoritmo de distância de Johnson e uma revisão da prova de sua corretude e que o algoritmo sempre termina também estão inclusos aqui. Ademais, esse trabalho também apresenta uma descrição completa de uma melhoria que usa hill climbing para alcançar uma complexidade de tempo quase constante e uma modificação para computar um eixo de separação, além de mencionar brevemente outras modificações: a primeira serve para resolver detecção de colisão contínua; a outra é o Algoritmo da Expansão de Politopo, ou simplesmente EPA, para computar a profundidade de penetração.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LFGJales.pdf488.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.