Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2389
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A política educacional das condicionalidades do programa Bolsa Família: um estudo sobre os beneficiários no Estado do Rio de Janeiro |
Author(s)/Inventor(s): | Andrade, Bianca Angelo |
Advisor: | Paixão, Marcelo Jorge de Paula |
Abstract: | Demonstra a relevância da educação nos debates sobre a mensuração e combate à pobreza e, a partir deste entendimento, apontar os principais aspectos da política educacional do Programa Bolsa Família, que se configura como a principal ação do governo neste campo. Para tal, é analisada a política de condicionalidade escolar em suas principais características, vantagens e fragilidades. A seguir são apresentados alguns indicadores que caracterizam a população de beneficiários do estado do Rio de Janeiro em termos de idade, cor ou raça, sexo, qualificação dos pais e situação escolar atual, com o objetivo de definir a população potencialmente beneficiada com estas políticas. Os resultados mostram que, apesar do modelo implementado pelo programa de fato contribuir em parte para a permanência de crianças na escola, o mesmo ainda é incompleto, deixando várias lacunas ao não captar todos os reais motivos que levam à evasão escolar e não tendo definidas medidas de incentivo ao desenvolvimento escolar destas crianças mais vulneráveis. |
Keywords: | Programa Bolsa Família População de baixa renda Pobreza Desigualdade social Política pública Rio de Janeiro (Estado) |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Production unit: | Instituto de Economia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Apr-2011 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BAAndrade.pdf | 700.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.