Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23932
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O papel de células gama-delta (𝜸𝛅) na infecção por Leishmania amazonensis em camundongos C57BL/6
Autor(es)/Inventor(es): Sousa, Letícia Nunes de
Tutor: Guedes, Herbert Leonel de Matos
Tutor : Santos, Júlio Souza dos
Resumen: As leishmanioses são um grupo de doenças negligenciadas causadas por diferentes espécies do protozoário do gênero Leishmania, como Leishmania amazonensis, agente etiológico da leishmaniose cutânea difusa no Brasil. Sua transmissão ocorre por meio do repasto sanguíneo realizado por flebotomíneos fêmea infectados. Nosso grupo já demonstrou que camundongos Sv129 são suscetíveis à infecção por L. amazonensis e foi observado que passam por uma expansão de células T γδ produtoras de IL-17 (Dos-Santos, J. S. et al., 2019). No entanto, devido a grande quantidade de camundongos knockouts e repórter no background C57BL/6, foi realizada a migração do modelo de Sv129 suscetíveis para o modelo experimental em camundongos C57BL/6 parcialmente resistentes. Dessa forma, podemos investigar diferentes contextos imunológicos, inclusive relacionados a sinalização de IL-22, IL-23 e elastase que podem impactar no papel das células T γδ. Portanto, o objetivo desse projeto é analisar a infecção em camundongos C57BL/6 knockout (KO) para células T γδ e citocinas IL-23, IL-22 e elastase neutrofílica, nas fases crônica e no pico e comparar com camundongos controles WT. Para isso, os camundongos foram infectados pela via subcutânea no coxim plantar da pata traseira direita, com 2x106 parasitas de L. amazonensis da cepa MHOM/BR/75/Josefa. A evolução da lesão foi medida semanalmente durante todo o experimento por paquimetria. Os animais TCR delta-/- e Elastase-/- são parcialmente resistentes à infecção por L. amazonensis no pico da infecção. No entanto, quando alcançam a fase crônica da infecção apresentam similaridade na resolução da infecção. Por outro lado, IL-22 pode estar envolvida com a proteção no pico da infecção, visto que os animais IL-22-/- apresentaram uma lesão mais grave se comparado aos camundongos WT (Wild type). A quantificação da carga parasitária foi feita por Ensaio de Diluição Limitante (LDA). Apesar da diferença no tamanho das lesões, não foi observado impacto na carga parasitária na pata e nos linfonodos drenantes dos diferentes camundongos utilizados. Além disso, foi realizada a citometria de fluxo para análise do perfil imunológico dos camundongos, tanto no pico quanto na fase crônica da infecção. Foi observado no pico da infecção que os animais IL-22-/- e IL-23-/- exibiram um aumento no número de células T γδ totais e produtoras de IL-17A. Enquantos animais elastase-/- e WT apresentaram maior frequência de T γδ produtoras de IFN-γ do que os animais IL-22-/-. Outrossim, a produção de IL-17A e IFN-γ por células T γδ parece ser independente da presença de IL-23 nessa fase da infecção.
Materia: Leishmaniose
Células T gama delta
Imunopatologia
Leishmaniasis
Gamma-delta T cells
C57BL/6
Immunopathology
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-dic-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOUSA, Letícia Nunes de. O papel de células gama-delta (𝜸𝛅) na infecção por Leishmania amazonensis em camundongos C57BL/6. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LNSousa.pdf2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.