Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23966
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Allegoria: os processos ocultos
Autor(es)/Inventor(es): Chueke, Sophia
Tutor: Cunha, Ronald Teixeira da
Resumen: A seguinte pesquisa consiste na elaboração de uma instalação expositiva a retratar os processos e trabalhadores, por vezes invisibilizados, envolvidos na construção dos carros alegóricos dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, buscando a valorização dos mesmos e das próprias alegorias enquanto arte e instrumento narrativo do carnaval. Através de um estudo da história e evolução, muito pouco documentada em artigos e pesquisas acadêmicas, das alegorias carnavalescas, desde as carruagens de baile até o gigantismo alegórico atual apoiado em chassis de caminhão. E a partir da minha própria vivência como aderecista, assistente criativa e carnavalesca, junto a referenciais teóricos, reportagens jornalísticas e diálogos vividos nos barracões das escolas de samba, analisar de forma técnica as etapas e profissionais envolvidos na construção de uma alegoria de carnaval.
Materia: Alegorias
Carnaval
Exposições
Carros alegóricos
Allegories
Carnival
Exhibitions
Carnival floats
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 15-jul-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CHUEKE, Sophia. Allegoria: os processos ocultos. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Artes Cênicas - Cenografia, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Artes Cênicas - Cenografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SChueke.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.