Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24032
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFidalgo, Lucia Maria da Cruz-
dc.contributor.authorMartins, Raquel de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-10-18T21:25:58Z-
dc.date.available2024-10-20T03:00:14Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.citationMARTINS, Raquel de Oliveira. A inclusão dos indivíduos com transtorno neurodivergente na biblioteca escolar. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24032-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectInclusão em educaçãopt_BR
dc.subjectMediação de leiturapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleA inclusão dos indivíduos com transtorno neurodivergente na biblioteca escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9081082731984284pt_BR
dc.contributor.referee1Felipe, Carla Beatriz Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2711636303788494pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Maria de Fátima Sousa de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3267286360909380pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho representa uma pesquisa teórica e documental sobre os desafios referentes a inclusão no âmbito da biblioteca escolar. Os conceitos da biblioteca escolar, das pessoas portadoras de deficiência e da inclusão são debatidos para oferecer maior embasamento na discussão acerca da importância de combater as dificuldades quanto a inserção dos alunos no âmbito da biblioteca. Deste modo, pretende-se através do estudo de materiais bibliográficos entender a realidade da biblioteca escolar. Como resultado foi possível perceber que a inclusão de sistemas educacionais mais flexíveis e adaptativos contribui para o sucesso educacional e a inclusão. Também é possível compreender as nuances pertinentes ao Transtorno de Espectro Autista (TEA) assim como do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) que acompanham os indivíduos desde o nascimento, proporcionando desafios quanto a aprendizado e interação social. A partir dessas constatações foi possível compreender que a mediação de leitura, feita pelo bibliotecário que é um agente educador, pode proporcionar para as crianças e adolescentes acometidas pela TEA e o TDAH estímulos que lhes instiga a terem atitudes mais expressivas e criativas, além de ultrapassarem os limites que o espectro e o transtorno lhes causam, além de quebrar barreiras impostas pelo preconceito da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROMartins.pdf147.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.