Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24032
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fidalgo, Lucia Maria da Cruz | - |
dc.contributor.author | Martins, Raquel de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-18T21:25:58Z | - |
dc.date.available | 2024-10-20T03:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Raquel de Oliveira. A inclusão dos indivíduos com transtorno neurodivergente na biblioteca escolar. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24032 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Inclusão em educação | pt_BR |
dc.subject | Mediação de leitura | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.title | A inclusão dos indivíduos com transtorno neurodivergente na biblioteca escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9081082731984284 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Felipe, Carla Beatriz Marques | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2711636303788494 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Maria de Fátima Sousa de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3267286360909380 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho representa uma pesquisa teórica e documental sobre os desafios referentes a inclusão no âmbito da biblioteca escolar. Os conceitos da biblioteca escolar, das pessoas portadoras de deficiência e da inclusão são debatidos para oferecer maior embasamento na discussão acerca da importância de combater as dificuldades quanto a inserção dos alunos no âmbito da biblioteca. Deste modo, pretende-se através do estudo de materiais bibliográficos entender a realidade da biblioteca escolar. Como resultado foi possível perceber que a inclusão de sistemas educacionais mais flexíveis e adaptativos contribui para o sucesso educacional e a inclusão. Também é possível compreender as nuances pertinentes ao Transtorno de Espectro Autista (TEA) assim como do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) que acompanham os indivíduos desde o nascimento, proporcionando desafios quanto a aprendizado e interação social. A partir dessas constatações foi possível compreender que a mediação de leitura, feita pelo bibliotecário que é um agente educador, pode proporcionar para as crianças e adolescentes acometidas pela TEA e o TDAH estímulos que lhes instiga a terem atitudes mais expressivas e criativas, além de ultrapassarem os limites que o espectro e o transtorno lhes causam, além de quebrar barreiras impostas pelo preconceito da sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROMartins.pdf | 147.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.