Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/24032
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A inclusão dos indivíduos com transtorno neurodivergente na biblioteca escolar |
Autor(es)/Inventor(es): | Martins, Raquel de Oliveira |
Tutor: | Fidalgo, Lucia Maria da Cruz |
Resumen: | O presente trabalho representa uma pesquisa teórica e documental sobre os desafios referentes a inclusão no âmbito da biblioteca escolar. Os conceitos da biblioteca escolar, das pessoas portadoras de deficiência e da inclusão são debatidos para oferecer maior embasamento na discussão acerca da importância de combater as dificuldades quanto a inserção dos alunos no âmbito da biblioteca. Deste modo, pretende-se através do estudo de materiais bibliográficos entender a realidade da biblioteca escolar. Como resultado foi possível perceber que a inclusão de sistemas educacionais mais flexíveis e adaptativos contribui para o sucesso educacional e a inclusão. Também é possível compreender as nuances pertinentes ao Transtorno de Espectro Autista (TEA) assim como do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) que acompanham os indivíduos desde o nascimento, proporcionando desafios quanto a aprendizado e interação social. A partir dessas constatações foi possível compreender que a mediação de leitura, feita pelo bibliotecário que é um agente educador, pode proporcionar para as crianças e adolescentes acometidas pela TEA e o TDAH estímulos que lhes instiga a terem atitudes mais expressivas e criativas, além de ultrapassarem os limites que o espectro e o transtorno lhes causam, além de quebrar barreiras impostas pelo preconceito da sociedade. |
Materia: | Biblioteca escolar Inclusão em educação Mediação de leitura Pessoa com deficiência |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Unidade de producción: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 10-jul-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | MARTINS, Raquel de Oliveira. A inclusão dos indivíduos com transtorno neurodivergente na biblioteca escolar. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece en las colecciones: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROMartins.pdf | 147.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.