Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24032
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A inclusão dos indivíduos com transtorno neurodivergente na biblioteca escolar
Autor(es)/Inventor(es): Martins, Raquel de Oliveira
Orientador: Fidalgo, Lucia Maria da Cruz
Resumo: O presente trabalho representa uma pesquisa teórica e documental sobre os desafios referentes a inclusão no âmbito da biblioteca escolar. Os conceitos da biblioteca escolar, das pessoas portadoras de deficiência e da inclusão são debatidos para oferecer maior embasamento na discussão acerca da importância de combater as dificuldades quanto a inserção dos alunos no âmbito da biblioteca. Deste modo, pretende-se através do estudo de materiais bibliográficos entender a realidade da biblioteca escolar. Como resultado foi possível perceber que a inclusão de sistemas educacionais mais flexíveis e adaptativos contribui para o sucesso educacional e a inclusão. Também é possível compreender as nuances pertinentes ao Transtorno de Espectro Autista (TEA) assim como do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) que acompanham os indivíduos desde o nascimento, proporcionando desafios quanto a aprendizado e interação social. A partir dessas constatações foi possível compreender que a mediação de leitura, feita pelo bibliotecário que é um agente educador, pode proporcionar para as crianças e adolescentes acometidas pela TEA e o TDAH estímulos que lhes instiga a terem atitudes mais expressivas e criativas, além de ultrapassarem os limites que o espectro e o transtorno lhes causam, além de quebrar barreiras impostas pelo preconceito da sociedade.
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Inclusão em educação
Mediação de leitura
Pessoa com deficiência
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Jul-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MARTINS, Raquel de Oliveira. A inclusão dos indivíduos com transtorno neurodivergente na biblioteca escolar. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROMartins.pdf147.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.