Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/24067
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo da aptidão térmica da cidade de Gonçalves - MG para diferentes culturas frente aos cenários climáticos: atual e futuro projetados pelo IPCC
Autor(es)/Inventor(es): Tayt-Sohn, Fernanda Cristina Oliveira
Tutor: Paiva, Célia Maria
Resumen: O clima influencia o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade das culturas, além disso, afeta também a relação das plantas com microorganismos, insetos, e outros animais, favorecendo ou não a ocorrência de pragas e doenças, o que demanda as medidas de controle adequadas. Dada a grande importância do clima para a produção agrícola, o uso de informações meteorológicas e climáticas é fundamental para que a agricultura se torne uma atividade economicamente viável. Este estudo é parte integrante do projeto de pesquisa e desenvolvimento vinculado ao “Sistema de Informação Agrometeorológica (SIAG)”, produto desenvolvido pela empresa Squitter Equipamentos Profissionais do Brasil LTDA com financiamento parcial do programa de subvenção econômica da FINEP, para atender aos produtores familiares da agricultura orgânica residentes no município de Gonçalves, Estado de Minas Gerais. Este trabalho teve como objetivo identificar a aptidão agroclimática desta cidade para diferentes culturas (abóbora, alface, batata, berinjela, beterraba, cenoura, couve-flor, couve-brócolos, ervilha, feijão seco e verde, pimentão, tomate, trigo de primavera e trigo de inverno), bem como, avaliar os possíveis impactos dos cenários de mudanças climáticas, referentes ao aumento da temperatura média do ar em superfície. Para tanto, dados de temperatura média do ar obtidos através do Instituto Nacional de Meteorologia referente ao período de 1999 a 2008 foram confrontados com as exigências térmicas das culturas estudadas. Em seguida, cada mês do ano foi classificado como termicamente apto ou inapto a essas culturas, levando em consideração seu ciclo fenológico. Adicionalmente, foram utilizados cenários de mudanças climáticas publicados no quarto relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho I do IPCC. Para cada cenário, cada mês do ano foi novamente classificado como termicamente apto ou inapto às culturas estudadas. Observou-se através deste estudo que os impactos seriam negativos em termos de diversificação dos cultivos, tendo em vista que para a maioria das culturas a aptidão térmica do município de Gonçalves diminuiria.
Materia: Climatologia
Sistema de Informação Agrometeorológica (SIAG)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Meteorologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tayt-Sohn, F.C.O.pdf678.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.