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http://hdl.handle.net/11422/24093
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Reflexão crítica do professor de física sobre a sua prática pedagógica |
Autor(es)/Inventor(es): | Légora, Bruno Batista |
Orientador: | Moreira, Ligia de Farias |
Resumo: | Muito tem sido feito em busca de uma modificação significativa em nosso ensino médio, com objetivos reais e necessários para a reconstrução deste nível de ensino. O ensino tradicional, que tem ocupado as salas de aula até os dias de hoje já se apresenta esgotado, não correspondendo às expectativas da sociedade da informação. Esta sociedade requer cidadãos capazes de aprender continuamente onde se torna crescente a valorização do conhecimento e da capacidade de inovar. Os professores deveriam se tornar intelectuais transformadores se quiserem educar seus estudantes para serem cidadãos ativos e críticos [Giroux, 1997]. É necessário que o professor reflita sobre a sua prática pedagógica e veja o que é preciso para que alcance a condição de intelectual transformador. Como objetivo principal, o presente trabalho buscará aprofundar as discussões sobre a reflexão crítica do professor de Física sobre sua prática pedagógica, abordando discussões sobre os obstáculos encontrados em sua prática e posturas a serem assumidas pelo professor de Física para alcançar a condição de professor reflexivo. A reestruturação da prática guiada por uma progressão intelectual é importante, pois serve como um plano de ação para o professor, onde ele se situa dentro do processo de reconstrução da sua prática e evita que perca a orientação neste caminho. A progressão intelectual mapeia todas as áreas da reconstrução da prática. Para ter uma visão da realidade da prática pedagógica do professor, um questionário foi elaborado buscando aprofundar esse processo de obtenção de informações. Dos obstáculos presentes na prática do professor, tem-se como principal o ensino tradicional. Com a aplicação do questionário a professores do ensino médio, outros obstáculos foram identificados através de uma análise das respostas apresentadas. Para superar os obstáculos, é importante que o professor busque a condição de reflexivo, entendendo e desenvolvendo as posturas condizentes com o reflexivo. Das principais posturas, tem-se a responsabilidade pela condução e aperfeiçoamento educação básica e ser mediador. Enquanto o professor busca desenvolver as qualidades do professor reflexivo, ele supera os obstáculos da sua prática pedagógica. O professor reflexivo tem como ferramenta importante o seu planejamento. Através dele, o professor se preocupa em formar um ambiente intelectual favorável para a aprendizagem. Este ambiente é construído através de problematizações onde levará o aluno a construir seu conhecimento. Um planejamento de aula sobre corrente elétrica foi elaborado baseado nesta perspectiva problematizadora. |
Palavras-chave: | Professor reflexivo Ensino de física Prática de ensino Ensino e aprendizagem Desenvolvimento intelectual |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2009 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
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