Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24103
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O uso de jogos para o fomento da autonomia no aprendizado de língua alemã |
Author(s)/Inventor(s): | Rolo, Leonam da Cunha |
Advisor: | Ferreira, Mergenfel Andromergena Vaz |
Abstract: | Em um mundo globalizado e dominado por tecnologias dos mais diversos tipos, é cada vez mais impossível dissociar o ensino de uma língua estrangeira da realidade acelerada e conectada promovida pelo acesso à internet. Não só as redes sociais fazem parte de uma parcela significativa de nossas vidas, como também os jogos que, para muitos, não são apenas lazer, mas suas principais ferramentas de interação social, sobretudo, se pensarmos no período pandêmico. Este trabalho apresenta um breve panorama das abordagens de ensino de línguas estrangeiras desenvolvidas e utilizadas no último século, focando na abordagem sociointeracionista, que orienta as propostas apresentadas ao longo da monografia. Em seguida, o trabalho aponta, de forma teórica, a importância dos jogos para o aprendizado de línguas estrangeiras, além de apresentar uma pesquisa realizada com alunos do CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) sobre suas percepções quanto às atividades trabalhadas em sala de aula. |
Keywords: | Língua alemã Estudo e ensino Jogos educativos |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Alemão |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LCRolo.pdf | 714.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.