Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24103
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O uso de jogos para o fomento da autonomia no aprendizado de língua alemã
Autor(es)/Inventor(es): Rolo, Leonam da Cunha
Orientador: Ferreira, Mergenfel Andromergena Vaz
Resumo: Em um mundo globalizado e dominado por tecnologias dos mais diversos tipos, é cada vez mais impossível dissociar o ensino de uma língua estrangeira da realidade acelerada e conectada promovida pelo acesso à internet. Não só as redes sociais fazem parte de uma parcela significativa de nossas vidas, como também os jogos que, para muitos, não são apenas lazer, mas suas principais ferramentas de interação social, sobretudo, se pensarmos no período pandêmico. Este trabalho apresenta um breve panorama das abordagens de ensino de línguas estrangeiras desenvolvidas e utilizadas no último século, focando na abordagem sociointeracionista, que orienta as propostas apresentadas ao longo da monografia. Em seguida, o trabalho aponta, de forma teórica, a importância dos jogos para o aprendizado de línguas estrangeiras, além de apresentar uma pesquisa realizada com alunos do CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) sobre suas percepções quanto às atividades trabalhadas em sala de aula.
Palavras-chave: Língua alemã
Estudo e ensino
Jogos educativos
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Alemão

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCRolo.pdf714.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.