Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/24103
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O uso de jogos para o fomento da autonomia no aprendizado de língua alemã |
Autor(es)/Inventor(es): | Rolo, Leonam da Cunha |
Orientador: | Ferreira, Mergenfel Andromergena Vaz |
Resumo: | Em um mundo globalizado e dominado por tecnologias dos mais diversos tipos, é cada vez mais impossível dissociar o ensino de uma língua estrangeira da realidade acelerada e conectada promovida pelo acesso à internet. Não só as redes sociais fazem parte de uma parcela significativa de nossas vidas, como também os jogos que, para muitos, não são apenas lazer, mas suas principais ferramentas de interação social, sobretudo, se pensarmos no período pandêmico. Este trabalho apresenta um breve panorama das abordagens de ensino de línguas estrangeiras desenvolvidas e utilizadas no último século, focando na abordagem sociointeracionista, que orienta as propostas apresentadas ao longo da monografia. Em seguida, o trabalho aponta, de forma teórica, a importância dos jogos para o aprendizado de línguas estrangeiras, além de apresentar uma pesquisa realizada com alunos do CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) sobre suas percepções quanto às atividades trabalhadas em sala de aula. |
Palavras-chave: | Língua alemã Estudo e ensino Jogos educativos |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Alemão |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LCRolo.pdf | 714.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.