Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/24103
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O uso de jogos para o fomento da autonomia no aprendizado de língua alemã
Autor(es)/Inventor(es): Rolo, Leonam da Cunha
Tutor: Ferreira, Mergenfel Andromergena Vaz
Resumen: Em um mundo globalizado e dominado por tecnologias dos mais diversos tipos, é cada vez mais impossível dissociar o ensino de uma língua estrangeira da realidade acelerada e conectada promovida pelo acesso à internet. Não só as redes sociais fazem parte de uma parcela significativa de nossas vidas, como também os jogos que, para muitos, não são apenas lazer, mas suas principais ferramentas de interação social, sobretudo, se pensarmos no período pandêmico. Este trabalho apresenta um breve panorama das abordagens de ensino de línguas estrangeiras desenvolvidas e utilizadas no último século, focando na abordagem sociointeracionista, que orienta as propostas apresentadas ao longo da monografia. Em seguida, o trabalho aponta, de forma teórica, a importância dos jogos para o aprendizado de línguas estrangeiras, além de apresentar uma pesquisa realizada com alunos do CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) sobre suas percepções quanto às atividades trabalhadas em sala de aula.
Materia: Língua alemã
Estudo e ensino
Jogos educativos
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Alemão

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LCRolo.pdf714.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.