Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24126
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Antônio Carlos Fontes dos | - |
dc.contributor.author | Cunha, Anderson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T07:53:32Z | - |
dc.date.available | 2024-10-27T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24126 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Radiação eletromagnética | pt_BR |
dc.subject | Ensino da física | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Física moderna no ensino médio: uma atividade atividade investigativa que aborda o efeito fotoelétrico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8783769406433882 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1569747602739499 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Moreira, Lígia de Farias de | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6392058970444638 | pt_BR |
dc.description.resumo | Um dos grandes desafios do ensino de física atualmente é a inserção da Física Contemporânea no ensino médio. Mesmo diante de diversas aplicações em nosso cotidiano, existe uma espécie de 'barreira' que impede que a mesma seja lecionada para os estudantes. Neste trabalho, utilizaremos de um experimento (confeccionado com materiais de baixo custo e de fácil acesso) como facilitador de aprendizagem que visa explicar o fenômeno do efeito fotoelétrico e contextualizá-lo com as aplicações tecnológicas vivenciadas pelos alunos nas suas atividades cotidianas. O experimento é apresentado como uma atividade de investigação, no qual, os alunos devem ser incentivados a expressar usas idéias por meio de perguntas que o professor deve fazer durante a execução da atividade com o intuito de despertar a curiosidade dos mesmos sobre o que está sendo apresentado. O experimento seguirá as seguintes etapas: Revisão e Motivação; Proposta do problema; Realização dos experimentos e conclusão do efeito fotoelétrico e, por fim, Questionário. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ASCunha.pdf | 9.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.